Nos dois primeiros dias do novo mês, dezembro, a estação de São Bento irá receber no seu átrio o Arca de Natal. A feira de Natal solidária irá incluir cerca de 30 instituições caritativas da área do Porto, entre as 10h e as 18h30 desta terça e quarta-feira.

Sob o mote “faça das suas compras de Natal um gesto de solidariedade”, a iniciativa irá encher a famosa estação ferroviária com bancas cheias de produtos elaborados e desenvolvidos por membros das suas respetivas instituições. Assim as pessoas poderão adquirir os produtos, aproveitando para realizar algumas das suas compras de Natal, estando simultaneamente a ajudar as entidades. As receitas obtidas por cada uma das instituições de solidariedade irão reverter para as próprias.

Além das bancas montadas para o Arca de Natal, a estação de São Bento irá também encher-se com muita animação, realizada por vários grupos culturais locais, dos quais alguns também terão presença no mercado. No dia 1 de dezembro, o átrio da estação poderá ouvir corais como o coro de crianças do Barredo, os grupos de cantares do centro social paroquial da Areosa (CSPA) e o da Casa de Lordelo, ou ainda assistir a atuações da Tuna da Universidade Intergeracional Fernando Pessoa (UIFP) e do grupo de Judo da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) do Porto.

No dia seguinte, a animação será menor apenas em número. Atuações como a da TunAntas, a tuna do centro social e paroquial das Antas (CSPA), do grupo coral do centro social da Sé do Porto (CSSCP), assim como “Amélia e os seus Cavaquinhos” da associação Telefone da Esperança (TE), são exemplos dos grupos que irão entreter tanto feirantes como transeuntes. Embora a maioria dos grupos e das iniciativas sejam de pessoas mais idosas, jovens também irão estar presentes para o evento, como é o caso da atuação “Mix Girls”, do Centro de Iniciativa Jovem da Agência de Desenvolvimento Integrado de Lordelo do Ouro (ADILO).

Como já foi referido, mais de 30 instituições e associações irão estar presentes em São Bento para revelarem o trabalho que vão desenvolvendo durante o ano, mostrar produtos realizados pelos seus membros e promover assim uma aproximação dessas mesmas iniciativas solidárias com a comunidade portuense. Dessas associações, para além das já mencionadas em cima, destacam-se ainda a associação de apoio a pessoas com cancro (AAPC), a associação portuguesa de deficientes (APD), a associação de albergues nocturnos do porto (AANP) ou a Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP), entre muitas outras.

O horário completo com o programa de atuações que irão decorrer nos dois dias pode ser acedido aqui, enquanto a lista completa das instituições presentes para o Arca de Natal pode ser consultado neste link.