Um grupo de estudantes universitários do Porto está a organizar durante esta semana, entre os dias 7 e 12 de dezembro, uma ação de solidariedade que irá beneficiar várias instituições caritativas portuenses. A iniciativa irá decorrer em duas fases durante esses dias e irá culminar no final da tarde de sábado com a entrega dos donativos. Martim Costa, porta-voz do evento, falou com o JPN sobre o mesmo.

“Esta iniciativa vem do conselho de veteranos máximo da academia do Porto, foi uma ideia que partiu de algumas pessoas, de iniciar este grande evento solidário”, revelou o porta-voz. O jovem começou por recordar que várias “casas” da academia já tinham desenvolvido iniciativas solidárias próprias, que “ajudavam uma ou outra instituição”. Em conversa, várias pessoas aperceberam-se das potencialidades em se juntarem todas para criar uma iniciativa coletiva.

Foi assim que se deu o arranque deste projeto. “Tentar conciliar todos estes eventos solidários, todas estas recolhas que fazemos, num só evento” explicou Martim Costa. Com isto, pretendem “catalisar todas as pessoas a vir para um só ponto” e focalizar esses esforços.

Num primeiro momento, entre esta segunda-feira e a próxima sexta-feira dia 11, os estudantes irão realizar uma campanha de sensibilização dos cidadãos pelas ruas da Invicta para as necessidades de várias instituições solidárias da cidade. Esta campanha será efetuada através da entrega de flyers de apelo à contribuição por parte da população. “Maior parte das faculdades comprometeu-se a divulgar com os respetivos flyers pela cidade”, explicou o estudante do Instituto Superior de Administração e Gestão (ISAG). Os pontos onde serão entregues esses flyers não serão só os sítios habituais para estas iniciativas como a praça dos Leões, o Estádio do Dragão ou junto do Pólo Universitário, visto que “todas as faculdades irão escolher pontos de interesse e fazer a sua parte de divulgação”. Este apelo será feito para o grande evento da iniciativa, a vigília.

As Instituições

A AJUDARIS é uma associação sem fins lucrativos que luta contra a fome, pobreza e a exclusão social que se dedica a apoiar situações de pobreza, oferecendo ajuda pessoal a nível económico e social. O Lar de Infância e Juventude Obra do Frei Gil, em Ramalde, acolhe por tempo superior a seis meses crianças e jovens em situações de perigo, encaminhados por entidades de proteção à infância e juventude. O Centro Juvenil de Campanhã ajuda crianças ou jovens em situação efetiva de abandono ou orfandade, através de internato ou externato. Por sua vez, a Obra do Padre Grilo, de Matosinhos, é uma casa de acolhimento para jovens rapazes entre os 6 e os 21 anos que foram abandonados ou retirados às famílias por decisão judicial. Por fim, o Instituto Profissional do Terço (IPT) acolhe, educa e forma crianças e jovens em risco vindos de grupos sociais excluídos ou vulneráveis, de famílias desestruturadas e que mostrem comportamentos de delinquência e marginalidade.

A iniciativa culmina numa vigília que terá a duração de 24h, a decorrer entre as 18h da sexta-feira até às 18h de sábado dia 12. O ponto de recolha será o Largo Amor de Perdição, junto aos Clérigos, ao lado do Centro Português de Fotografia (CPF), na Cordoaria. Segundo Martim Costa, um dos intuitos é “criar um impacto maior na cidade”, por haver um único lugar onde serão depositados todos os donativos. Durante essa recolha estarão nas 24h pessoas responsáveis da organização mas, garante o porta-voz, “não vão estar só representantes do Consilium”. “A ideia é ter sempre representantes de todas as casas da academia”, disse o mesmo.

Vão também estar presentes tunas, grupos académicos e estudantes, que “vão fazer por animar” a noite de sexta e o dia de sábado. “Vamos ter todo o tipo de animação durante a vigília”, assegurou Martim Costa. Para quem quer dar, basta aparecer com o donativo,para a organização depois tratar de catalogar e dividir os bens.

Os donativos procurados em concreto são, na realidade, aquilo que o público quiser e estiver disposto a oferecer. Roupa, bens alimentares, brinquedos, material escolar ou até produtos de higiene, toda e qualquer ajuda será bem vinda. No final das 24h será o momento onde todo o volume doado pela população será recolhido e entregue aos representantes das respetivas instituições beneficiárias da iniciativa.

Mais precisamente, as instituições solidárias que irão receber essas ajudas serão a AJUDARIS, o Lar de Infância e Juventude Obra do Frei Gil, o Centro Juvenil de Campanhã, a Obra do Padre Grilo e o Instituto Profissional do Terço (ver caixa). “Estas instituições foram sugeridas por algumas das casas presentes, depois claro tivemos reuniões com elas para saber o que necessitavam”, referiu o estudante do ISAG. O intuito será, como seria de esperar, a melhoria das condições de vida dos beneficiários destas associações.