Natal é, para muitos, sinónimo de música. Esta é a máxima do Orfeão Universitário do Porto (OUP) que não vai deixar passar em branco esta quadra. Para isso, a instituição centenária ligada à Universidade do Porto (UP), vai encantar a cidade com melodias diversas ligadas à quadra natalícia. Ao final da tarde desta sexta feira, dia 11 de dezembro, a música vai encher um local público, numa parceria com o Metro do Porto.

De Campanhã à Trindade, o ambiente vai lembrar o Natal, por volta das 19h. Com este primeiro momento, o Orfeão dá o arranque do ciclo de Concertos de Natal da instituição, que se prolonga até ao dia 19 de dezembro, dia em que se realiza o momento alto da iniciativa. Até lá, a melodia vai invadir outros espaços da cidade e promete contagiar. Se esta sexta feira se levanta já a ponta do véu, o fim de semana é de animação garantida.

Concerto de Natal 2015

Os interessados em assistir ao Concerto de Natal deste ano poderão adquirir os bilhetes na sede do Orfeão, na rua dos Bragas ou no local do concerto, na Igreja do Cristo Rei, na Foz. Cada bilhete tem o custo de oito euros, sendo que as crianças de colo – que não ocupem um lugar físico – não pagam.

Se preferir pode enviar mail para [email protected] para garantir o seu lugar, ou ainda contactar diretamente a instituição através do contacto telefónico disponível: 915 260 293.

Nos próximos dias 12 e 13 de dezembro, os membros do Orfeão Universitário vão percorrer os lugares mais emblemáticos da cidade do Porto para irem apresentando, aqui e ali, músicas natalícias. A rua de Cedofeita, os Clérigos, a rua de Santa Catarina ou a rua das Flores são alguns dos pontos de passagem obrigatória, para quem está interessado nas atuações do grupo de estudantes e ex estudantes universitários. Os concertos começam por volta das 15h30, apoiados pela Porto Lazer.

O último momento musical acontece para a semana, no sábado dia 19 de dezembro e fecha o ciclo de concertos da época natalícia. Ao som de Gloria, de Vivaldi e de diversos temas alusivos ao Natal, o concerto conta com a participação da Nova Orquestra do Porto, com a direção do Maestro António Sérgio, regente artístico do Orfeão. A iniciativa traz ainda algumas participações especiais, de três solistas: Anita Silva, a soprano Mariana Machado e Alexandra Calado na voz de contralto. O Concerto de Natal de 2015 realiza-se na Igreja do Cristo Rei, na Foz do Porto, na noite do dia 19, pelas 21h. É o único momento pago do ciclo de concertos do Orfeão. (ver caixa)