Movvo, Gema, Mog. Alguma destas designações lhe diz alguma coisa? Em comum têm não só a cidade, o Porto, como também fazem parte do conjunto de projetos tecnológicos desenvolvidos nos últimos anos. Com o objetivo de levar estas startups mais longe, a câmara do Porto vai apresentar uma nova estratégia, a ScaleUp, durante a tarde da próxima quarta feira.

A partir das 14h30, o Palácio dos Correios, em plena avenida dos Aliados, vai receber não só os representantes de inúmeras empresas, como também os parceiros da iniciativa desenvolvida pela autarquia. O dia será contagiado pela inovação e tecnologia dos projetos portuenses e conta com dois debates abertos ao público de forma gratuita, ainda que sujeitos a registo. O primeiro debate terá início às 14h45 e lança logo o mote para o dia.

“As Cidades e o crescimento sustentável das Startups: Emprego qualificado, Inovação, Investimento e Parcerias” é o nome do primeiro momento e conta com a participação dos mais diversos oradores, entre os quais os representantes das parcerias da estratégia ScaleUp. Assim, a tomar a palavra estará o presidente da câmara, Rui Moreira, bem como o reitor da Universidade do Porto (UP), Sebastião Feyo de Azevedo, a presidente do Instituto Politécnico do Porto (IPP), Rosário Gamboa e o presidente da Agência Nacional de Inovação (ADI), José Carlos Caldeira. A par destas intervenções, o painel conta também com o administrador da SONAE, Luís Reis e com o administrador da Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), Ricardo Luz. A moderar o debate estará Stephan Morais, administrador da Caixa Capital.

Para além deste primeiro debate, o dia no Gabinete do Munícipe não termina por aqui. Depois de colocar parceiros e investidores à conversa, será altura de pôr os protagonistas a debater e a dar a conhecer os projetos criados ao longo do tempo. “Como crescer um negócio – De Startup a Scaleup” é o nome da segunda intervenção, que traz os representantes da Nonius, Mindera, Adclick, MOG Technologies e GEMA ao espaço às 15h45.

Passado uma hora, às 16h45, será discutido o “Manifesto ScaleUp Porto” e apresentada a conferência Scaleup for Europe. Esta estratégia servirá para colocar estas empresas jovens no mapa da inovação internacional, uma vez que pelo seu “rápido desenvolvimento”, “comprovaram a capacidade da cidade em competir internacionalmente no setor da inovação tecnológica”.

Para além da Universidade do Porto, do Instituto Politécnico do Porto e da Agência Nacional de Inovação, a câmara do Porto conta com a parceria do UPTEC, estrutura da Universidade do Porto que se dedica à “incubação de Startups e ao acolhimento de Centros de Inovação nacionais e internacionais, apoiando a efectiva transferência de conhecimento e tecnologia”.