O dom da palavra e o poder da argumentação estão de volta. Pela quinta vez, a Sociedade de Debates da Universidade do Porto (SdDUP) organiza o Campeonato de Debates. Este ano é a Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) a acolher a iniciativa, que convida todos os estudantes da UP a participar. Durante dois dias, 18 e 19 de dezembro, a criatividade será o imperativo, bem como a capacidade de argumentar. Interessado?

“De um campeonato de debate competitivo podemos esperar muita criatividade, muito sentido de humor, muitas ideias novas e acima de tudo um confronto de ideias saudável e produtivo”, indica João Pedreda em conversa com o JPN. O convenor da iniciativa e estudante do 2.º ano de Direito acrescenta que, volvidos cinco anos de campeonato, o que se espera será sempre o tido até então: “um ambiente acolhedor e familiar”, uma vez que todos os participantes fazem parte da “família UP”.

Inscrições

O valor da inscrição varia: para o campeonato terá um custo de sete euros e quem quiser usufruir também do jantar de natal, terá de pagar 13 euros. O formulário divide-se para equipas e para adjudicadores. A participação no V Campeonato de Debates contempla quer as refeições de ambos os dias, quer o certificado de participação, entregue aquando da divulgação dos resultados.

Para dois dias de debate competitivo, argumentação, retórica e muita ginástica mental é o que se espera. As posições defendidas serão distribuídas de forma aleatória e os participantes terão apenas quinze minutos para se preparem. Para tal, a primeira ronda de debates está marcada para o final do dia 18, primeiro do evento. Após a sessão de abertura, as posições começam a ser firmadas às 19h. A sexta feira conta ainda com um segunda ronda, às 21h15, após o jantar. O segundo dia do Campeonato de Debates começa no sábado, desta vez pela manhã. 10h30 é a hora marcada para a terceira ronda de debates e a quarta realiza-se ao meio dia. O torneio termina a meio da tarde e o campeonato fecha com o jantar de Natal.

Os interessados em participar na iniciativa, ainda poderão fazê-lo, mas não percam tempo: as inscrições terminam já na quarta feira, dia 16 de dezembro. (ver caixa) Organizada pela Sociedade de Debates da Universidade do Porto (SdDUP), esta é a quinta edição do Campeonato.

As edições anteriores juntaram mais de 100 estudantes, alguns dos quais vieram a tornar-se Campeões Mundiais de Debates em confronto com as melhores universidades do mundo. Para além disso, a SdDUP organiza todas as semanas – às segundas e quintas – diversas atividades.