Até ao dia 31 de dezembro, qualquer pessoa pode entrar no website do Museu Virtual do Cartoon (MVC) para proceder à votação do Prémio do Público do PortoCartoon 2015. Na votação, estão disponíveis à escolha 26 trabalhos vindos de vários artistas internacionais. O autor vencedor da votação ganha um convite para regressar na 18.ª edição do festival, em 2016, com uma exposição individual.

Museu Virtual do Cartoon

O Museu Virtual do Cartoon, ou Cartoon Virtual Museum, é parte integrante do Museu Nacional da Imprensa (MNI). Existe desde 1997, tendo dado nascimento ao PortoCartoon em 1999, onde participam anualmente centenas de cartunistas.

É referente também a uma galeria física, a Galeria Internacional do Cartoon, do MNI. Tem por objetivo valorizar a linguagem universal do cartoon através do humor. Está ainda em fase experimental e pretende divulgar um conjunto de referências que assinalam a importância deste tipo de desenhos pelo mundo fora.

No leque de candidatos ao prémio estão os melhores trabalhos desta última 17.ª edição do PortoCartoon, com desenhos de muitos artistas de renome, tanto de premiados, menções honrosas e finalistas.

Todos abordam temas diferentes, uma vez que a maior parte dos melhores trabalhos tinham sido submetidos na categoria livre. Liberdade de expressão, guerra, poluição, abusos de todos os tipos são alguns exemplos temáticos abordados pelos artistas. Entre estes, é possível encontrar os três trabalhos que foram premiados pelo júri, de Alessandro Gatto, Izabela Wieczorek e Andrei Popov.

Apesar de terem vencido no próprio festival, não quer dizer que o público tenha forçosamente que escolher um deles. No passado, aliás, já ganharam trabalhos na categoria Prémio do Público que não tinham sido premiados pelo júri do festival, como em 2013. O objetivo é que o público vote realmente no seu trabalho favorito e esperar que esse seja o vencedor. O final da votação não deriva de qualquer influência do júri ou dos resultados da última edição do festival.

O que há são vários trabalhos feitos pelos mesmos artistas o que aumenta as probabilidades de alguns artistas de serem bem sucedidos. Este ano, estes artistas com maiores probabilidades de vencer são Andrei Popov e Mojmir Mihatov, ambos com três peças na votação.

Popov tem, como foi referido anteriormente, um trabalho premiado e duas menções honrosas. Já Mihatov tem duas menções honrosas e ainda um trabalho inserido no lote de finalistas do festival.

André Carrilho é o único português em lista para vencer, com dois trabalhos que ganharam menções honrosas na última edição do PortoCartoon. O primeiro tem por nome “Ébola” enquanto o segundo diz respeito ao terrorismo.

Também se encontra em preparação a edição 2016 do PortoCartoon, cuja temática será “O entendimento global”. Os interessados podem já informar-se e enviar as suas peças para a organização. Toda a informação está disponível aqui.