Duas horas por semana, durante um mês. A televisão alternativa e completamente fora da caixa traz, no final do ano, a segunda edição das Oficinas de Escrita TKNT. O universo da escrita e os seus porquês estão abertos a todos os que queiram experimentar, aprender e conhecer. Nuno F. Santos é o mentor desta viagem, que começa em 2015 e termina em 2016 com convidados e muita coisa a discutir.

Quer inscrever-se?

As Oficinas de Escrita TKNT decorrem de 23 de dezembro a 23 de janeiro. Para proceder à inscrição deve enviar mail para [email protected] até ao próximo dia 22 de dezembro, terça-feira. O valor é de 40 euros (30 para co produtores da TKNT).

O cenário, as Galerias Lumiére, vão receber cinco sessões sobre a escrita. O horário é pós-laboral e há várias alternativas. Está interessado? A primeira arranca com algumas questões e um exercício criativo, onde o coordenador da iniciativa e os participantes vão dar a conhecer as suas respostas e discuti-las. O mote? A “responsabilidade” das palavras. Este primeiro momento conduz, de forma automática, ao segundo.

Num difícil exercício sobre o altruísmo da escrita, o esforço será “escrever sobre as Artes e a arte de escrever sem tentar ser mais artista do que o próprio artista”. A oficina vai propor aos aprendizes pensar fora da caixa e retratar os pormenores de um ambiente. Que ambiente? O próprio local do exercício, as Galerias Lumiére. De modo a pesar o valor das palavras, esta oficina leva os participantes ao esforço de escrever mil careteres – nem mais, nem menos, sem cortar ou acrescentar – sobre o que viram durante meia-hora. “Mil palavras valem mais do que uma uma imagem” é a diretiva do texto que poderá, posteriormente, ser publicado no site da TKNT.

Já a terceira sessão traz à conversa a comunicação e o jornalismo. Sabe o que é um comunicado de imprensa? Persuadir e levar ideias a serem consumidas é um exercício que exige alguma perícia. Aliando um press release a um romance, o terceiro exercício desperta para o poder das palavras. Como é já habitual, estas oficinas convidam entendidos da matéria para darem o seu contributo. A quarta sessão traz dois guionistas de mundos diferentes, o cinema e a televisão, numa conversa a culminar com a escrita de uma sinopse e o início de um argumento.

Por último, há que fazer uma reflexão sobre a viagem realizada até então. A sessão V destina-se à apresentação de textos, criação de uma ideia em conjunto e registo de um evento. Quem ficou curioso e quiser desenvolver competências neste mundo complexo poderá inscrever-se até à próxima terça-feira, dia 22 de dezembro. A segunda edição das Oficinas de Escrita TKNT ocupa um mês, de 23 de dezembro a 23 de janeiro. As 10 horas mensais – distribuídas por duas horas semanais – realizam-se às terças, quartas ou quintas das 18h às 20h ou aos sábados entre as 11h e às 13h.