Mais de 120 desenhos e dezenas de publicações vão estar patentes na exposição “Liberdade com Humor, Sempre!” que vai ser inaugurada esta quinta-feira no Museu Nacional da Imprensa, no Porto e na Casa da Imprensa, em Lisboa. A mostra abre no dia do primeiro aniversário dos atentados ao jornal satírico francês “Charlie Hebdo”.

Luís Humberto Marcos conta ao JPN que a exposição “visa mostrar a força da liberdade, mais do que relembrar o massacre”. “Pretendemos contribuir para uma reflexão mais alargada sobre os valores da liberdade de expressão. O fanatismo amedronta, mas não apaga o lápis-archote empunhado pelos cartunistas”, afirma o diretor do Museu Nacional da Imprensa. O responsável revela que “esta é a primeira vez que, no mesmo dia, em diversos pontos nacionais e estrangeiros” o Museu Nacional da Imprensa apresenta várias exposições sobre o mesmo tema.  

Os desenhos que podem ser vistos na exposição são diferentes no Porto e em Lisboa e resultam de uma seleção de várias edições do PortoCartoon World Festival. A mostra integra também revistas e jornais mundialmente conhecidos que há um ano mostraram o horror dos atentados. Entre as publicações estão jornais como o “New York Times”, o “Wall Street Journal” e o próprio “Charlie Hebdo”.

A Galeria Wolinski e a importância do humor

Hoje vai também ser aberta a Galeria Wolinski, no Museu Virtual do Cartoon, em homenagem a este cartunista que foi uma das vítimas dos atentados de 7 de janeiro de 2015. Luís Humberto Marcos adianta que esta secção “vai mostrar a vida e obra do homem que também foi o Presidente de Júri do PortoCartoon de 2004 a 2014 e primeiro Cidadão Honorário do Porto-Capital do Cartoon”. O diretor do Museu Nacional de Imprensa destaca a obra “vastíssima” de Wolinski e defende que este “merece um lugar de destaque na sociedade, sobretudo no campo do jornalismo de humor”.

Luís Humberto Marcos considera que “o humor é indispensável para uma respiração social saudável” e “os jornais só ganham com a valorização do bom desenho do humor. Sem ele, a imprensa perde oxigénio e pode ficar asfixiada”.

A exposição “Liberdade com Humor, Sempre!” vai estar patente até 15 de março na Casa da Imprensa, em Lisboa, e até 30 de abril no Museu Nacional da Imprensa, no Porto.