Arranca em setembro, no Porto, uma pós-graduação em Dança Contemporânea, que será a primeira formação superior na área fora da cidade de Lisboa. O Instituto Politécnico do Porto (IPP) – através da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE) – e o Teatro Municipal do Porto (TMP) são os responsáveis por este projeto.

Rosário Gamboa, presidente do Instituto Politécnico do Porto, conta ao JPN que a ideia da criação da pós-graduação surgiu em conversa com Tiago Guedes, diretor do TMP e licenciado pela Escola Superior de Dança de Lisboa. “Vamos trazer para o Norte algo não existe cá, que é a formação ao nível da dança”, explica Rosário Gamboa.

Na conferência de apresentação da programação do TMP para janeiro e fevereiro, Tiago Guedes revelou que a pós-graduação “vai ter como professores os coreógrafos que apresentam espetáculos no Teatro Municipal do Porto”, como Meg Stuart e Romeo Castellucci. Rosário Gamboa refere que a participação do Rivoli vai ser benéfica pois “tem trazido ao Porto um conjunto vastíssimo de bailarinos e coreógrafos”.

Tiago Guedes declarou que “vai ser uma pós-graduação muito interessante e única no país”, pois “pessoas de outras áreas que queiram explorar a dança podem fazer esta pós-graduação”. Rosário Gamboa está convicta de que vai ser um sucesso e de que é uma “oportunidade de ensaiar uma formação superior em dança”.

As aulas vão decorrer na ESMAE e no Rivoli. Por volta de maio, devem ser abertas as inscrições e o preço das propinas também deve ser divulgado nessa altura.

Dificuldades financeiras travam o ensino da dança no Porto

O desejo de ter uma Escola Superior de Dança no Porto tem sido travado por dificuldades financeiras. Chegou a existir um edifício com um plano arquitetónico definido, o Ministério que tutela o Ensino Superior tinha dado autorização, mas a ideia não avançou, de acordo com Rosário Gamboa. Ao JPN, a responsável refere que o IPP tem um “corpo docente qualificado e doutorado na matéria”.

O plano passa por abrir, no futuro, uma licenciatura na área, como explicou Tiago Guedes na quinta-feira: “Primeiro abrir uma pós-graduação para ver como as pessoas respondiam, para ver os interessados, para depois haver mais fôlego para se montar uma licenciatura em dança na ESMAE”.