Dia 30 de janeiro começa mais uma edição das “Visitas Guiadas pela História do Porto: Pequenos (Per)cursos no Grande Porto”. Estas visitas, que se vão prolongar até novembro, vão ser orientadas por Joel Cleto, historiador e profundo conhecedor das histórias do Porto.

A fazer visitas guiadas pela Invicta desde 1996, o apresentador do programa “Caminhos da História”, do Porto Canal, foi desafiado pela Reitoria da Universidade do Porto, em 2011, a orientar a iniciativa.

Ao JPN, Joel Cleto refere que as visitas “têm tido uma grande aceitação”. “Há um limite de inscrições em cada visita e todas elas esgotam. Há gente que vem de muito longe para participar. Existe sempre uma lista de espera”, conta ao JPN. Por esse motivo, este novo ciclo de visitas vai incluir repetições de percursos de edições passadas. Nesta edição, o programa volta a incluir percursos noturnos, que vão começar às 21h30. Assim será a 18 de março “Da Ribeira à Reitoria” e a 18 de junto “Da Boa Nova à Memória”.

O Cerco do Porto tornou a cidade Invicta

Escolher uma história da cidade do Porto de entre tantas que conhece não é tarefa fácil, mas Joel Cleto conta ao JPN a história do Cerco do Porto, “um episódio histórico marcante para História de Portugal e que está injustamente esquecido”, na opinião do historiador. Entre julho de 1832 e agosto de 1833, “o Porto esteve cercado e foi diariamente atacado. A partir de dada altura, houve fome, a peste alastrou. O Porto sacrificou-se pela defesa da liberdade. É graças a esta resistência que o Liberalismo triunfa e o Absolutismo cai de vez no nosso país”, relata Joel Cleto.

A designação do Porto como cidade Invicta nasce da resistência que a cidade demonstrou nesta altura. Por isso lhe foi atribuída a mais alta condecoração do país, a Ordem de Torre e Espada, e a associação do dragão ao Porto também tem a sua origem neste episódio.

Para se ficar a conhecer a essência do Porto, Joel Cleto elege o “coração do Porto”. O centro histórico “é fundamental para percebermos a identidade das gentes do Porto”. As pessoas também não podem deixar de conhecer a zona entre a Ribeira e a Sé.

Esta edição das “Visitas Guiadas pela História do Porto: Pequenos (Per)cursos no Grande Porto” vai contar com seis visitas, que vão durar cerca de duas horas e meia, com espaço para perguntas. A inscrição pode ser feita através do número 220 408 195 e cada visita custa nove euros.

Programa:

“Um percurso da identidade tripeira. Da Praça da Liberdade à Ribeira” – 30 de janeiro, às 10h00

“Da Ribeira à Reitoria. Um percurso pelo morro da Vitória e pela Judiaria” – 18 de março, às 21h30

“Das quedas da Pasteleira à Ilha do Frade. Um percurso pelas margens da Ribeira de Lordelo” – 15 de maio, às 16h00

“Da Boa Nova à Memória. Um percurso pelos passadiços” – 18 de junho, às 21h30

“A Casa do Infante, o Porto e a Expansão Portuguesa” – 10 de setembro, às 10h00

“S. Martinho, Cedofeita e a Torre de Pedro Sem. Um percurso de Cedofeita ao Palácio de Cristal em tempo de Magusto” – 13 de novembro, às 10h00