Foram “o espírito de aventura, a oportunidade de fazer algo completamente diferente e de sair um bocadinho da zona de conforto” que levaram Lia Caldeira a procurar um lugar no desafio Red Bull Can You Make It?”.

Na altura com 22 anos, a estudar na Universidade de Aveiro, Lia juntou-se ao melhor amigo e a um amigo deste para embarcar na aventura organizada pela marca: percorrer um total de mil quilómetros na Europa, sem dinheiro, cartões de crédito ou telemóveis, usando latas de Red Bull como moeda de troca.

O “mais fácil”, com um devido reforço nas aspas, foi “arranjar comida”. “Faz menos confusão às pessoas trocar uma bebida por uma peça de comida ou por outra bebida. Era uma troca mais comparável”, descreve Lia ao JPN. “No alojamento e na estadia já foi mais complicado”, admite a jovem. “Se pedíssemos boleia, por exemplo, a lata passava a assumir um valor meramente simbólico, na estadia também. Dependia muito da disponibilidade das pessoas, da abertura delas à nossa história”, conta.

A aventura, com sete dias de duração, entre Londres e Berlim, não se fez sem “espinhas”. Logo na primeira noite do desafio, em Londres, conseguir alojamento mostrou-se complicado. A estação de comboios mais próxima parecia já uma inevitabilidade, mas dois estudantes interessaram-se pela história do grupo português e acabou por acolhê-lo em casa.

A segunda noite foi mais animada. “Entrámos em vários hostels, estavam todos lotados, mas encontrámos um em que o dono foi extremamente simpático. Ele era também o dono do pub em baixo do hostel. O hostel em si estava esgotado, mas ele deixou-nos dormir no chão do pub. Por acaso, era noite de trocar os barris de cerveja, tinham de escoar muita cerveja e então bebemos imensa cerveja de graça porque eles tinham de trocar os barris”, recorda Lia Caldeira.

Com a experiência, a jovem considera que o grupo ganhou em várias frentes. “Julgo que aprendi muito sobre pessoas. Encontrámos pessoas muito diferentes. Ouvimos muitas vezes  ‘não’, mas também ouvimos muitos ‘sim’. Tornou-nos bastante humildes, acho eu. E só o espírito de aventura, a diversão, o perigo – que não é bem perigo, é mais desafio -, desperta muita coisa e é uma experiência enriquecedora”, analisa.

O conselho que deixa a quem estiver a ponderar uma candidatura ao desafio é que avancem: “Deixem de pensar. Vão. E uma oportunidade que não acontece muitas vezes. Vale a pena, é uma experiência fora do comum e que se leva para o futuro e eu também acho que valoriza muito o nosso currículo”, conclui.

Inscrições até 14 de fevereiro

O desafio regressa este ano e já tem inscrições abertas. Podem concorrer estudantes universitários, em equipas de três elementos, todos maiores de 18 anos. Os concorrentes têm que mostrar os seus argumentos num pequeno vídeo de um minuto que a marca patrocinadora do desafio requer “expressivo”. Os melhores vídeos vão ser escolhidos pelo público.

Este ano, a iniciativa vai envolver 165 estudantes de 50 países e Portugal vai pode levar duas equipas, como aconteceu em 2014. As inscrições decorrem até 14 de fevereiro.

A partida da edição deste ano da “Red Bull Can You Make It?” vai ser dada simultaneamente em Barcelona, Edimburgo, Praga, Berlim e Florença, a 12 de abril. O destino é “secreto”. Sabe-se apenas que dista mil quilómetros de todas estas cidades.

Como se disse, os participantes estão proibidos de levar dinheiro, cartões de créditos e telemóveis. Durante os sete dias de viagem vão ter 24 latas de Red Bull para usar como “moeda de troca”. No entanto, as equipas podem levar consigo um envelope com dinheiro para usar em caso de necessidade. O envelope é verificado no final. Se tiver sido aberto, a equipa é desqualificada.

As equipas vão ser avaliadas pelos desafios concluídos em pontos de controlo, pela popularidade entre a comunidade de seguidores na Internet e pelo desempenho nas tarefas.

As qualidades exigidas são “estratégia, espírito de equipa e muita imaginação”. Na última edição, o comboio e o carro foram os meios de transporte mais utilizados, mas houve uma equipa que conseguiu viajar num jato privado em troca de umas latas de Red Bull, de acordo com a nota de imprensa enviada pela marca.