A União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde (UFAFDN) está a disponibilizar consultas financeiras gratuitas a particulares, famílias, micro e pequenas empresas.

Este serviço, direcionado para residentes, é da responsabilidade da Associação Ipsum Home, uma organização sem fins lucrativos que quer ajudar as famílias e organizações coletivas que se deparam com constrangimentos financeiros.

A associação ofereceu os seus serviços a várias instituições e a União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde foi uma das primeiras interessadas. As consultas começaram em maio de 2015 em Aldoar, mas desde a passada terça-feira que também é possível obter consultoria financeira gratuita na Foz do Douro.

Arnaldo Rodrigues, um dos consultores financeiros, conta ao JPN que esta iniciativa tem tido uma grande adesão. “A nossa grande proposta era ir ao encontro das famílias mais carenciadas, mostrando-lhes, através de um orçamento familiar, que poderíamos reduzir custos e reorganizar as suas finanças de forma a que pudesse haver uma poupança adicional”, refere.

Horários

As consultas financeiras decorrem à terça-feira, nas instalações da União de Freguesias. De manhã são em Aldoar , das 9h às 12h30, e de tarde na Foz do Douro, das 14h às 17h.

O serviço não se destina somente às famílias com mais dificuldades. “Começamos a ter alguma procura de agregados familiares que têm rendimentos médios. São famílias que têm contas em vários bancos, vários créditos. De certa forma, não têm muitas dificuldades financeiras, mas nunca pararam para fazer contas. Quando as ajudamos, verificam que há uma redução considerável de custos”, explica Arnaldo Rodrigues.

A divulgação do serviço gratuito de consultoria financeira tem aumentado a procura por parte de famílias, mas também de empreendedores. “Há muitas pessoas que querem estabelecer-se por conta própria, que têm muitas dúvidas e não encontram um local onde são bem informados”, conta Arnaldo Rodrigues. Os consultores falam com os empresários sobre os seus projetos e ajudam os novos empreendedores nas candidaturas a fundos comunitários.

Arnaldo Rodrigues revela que as renegociações de dívidas são frequentes nos serviços de consultoria financeira. Nos casos mais complicados, pedem ajuda a um gabinete de advogados que trabalha com a associação pro bono. Os consultores acompanham as famílias às instituições onde têm as dívidas para tentar renegociá-las “de forma a que as pessoas não se deixem iludir pelas palavras que, muitas vezes, são proferidas. Nós estamos aqui para ajudá-las”, aponta o consultor.

As consultas devem ser marcadas previamente, mas Arnaldo Rodrigues garante que “se a pessoa não marcar hora, com certeza que vai ser atendida”, caso compareça dentro do dia das consultas. Os casos urgentes e que não podem esperar pelo dia das consultas – terça-feira – não ficam sem resposta. “A nossa disponibilidade é total”, afirma.

O próximo passo é expandir as consultas financeiras. “Depois desta experiência, temos resultados diferentes. Vamos apresentá-los a todas as juntas de freguesia do distrito do Porto, na expetativa de alargarmos o nosso nível de serviço”, adianta Arnaldo Rodrigues.

Formação Financeira para Jovens

A Associação Ipsum Home está envolvida em outras iniciativas. O Colégio da Paz, no Porto, é uma das instituições onde a organização dá formação financeira a jovens alunos do 6º e 8º anos, seguindo o Plano Nacional de Formação Financeira, “Todos Contam”.

No ano passado, promoveram o programa “NanoEmpreendedorismo”, também destinado a jovens. A Ipsum Home dá-lhes formação na área do empreendorismo e, em grupos de quatro ou cinco elementos e com 166 euros por equipa – um nanogésimo do PIB – , os jovens têm seis meses para desenvolver um projeto, colocá-lo em prática e rentabilizá-lo. Durante este período, há sempre um adulto que acompanha de perto o desenvolvimento da proposta.

Ao fim dos seis meses, os 166 euros iniciais têm que retornar à associação “para que se possa apoiar outro grupo” e as mais-valias que sejam criadas vão ser canalizadas para uma instituição de solidariedade social. Este projeto vai ser replicado em breve em várias escolas do Grande Porto.