O Teatro Rivoli comemora este sábado 84 anos e vai celebrar esta data com uma programação especial. Em destaque estão os espetáculos “Partittur”, de Ivana Muller, em estreia nacional, e “Ha!”, de Bouchra Ouizguen, a primeira proposta internacional de dança da temporada de 2016.

No primeiro espetáculo, o público é convidado a participar na criação de uma partitura. Estão programadas três sessões: uma às 11 horas, outra às 14h30 e a última às 16h30, na Sala de Ensaios do Teatro Rivoli. O evento é destinado a crianças com mais de seis anos. “Partittur” também vai estar no Teatro Municipal Maria Matos, em Lisboa, nos dias 23 e 24 de janeiro.

O espetáculo “Ha!” explora a alegria e é inspirado nas quadras do grande poeta persa e místico sufi Djalâl ad-Dîn Rûmî. Sobe ao palco às 21h30, no Grande Auditório Manoel de Oliveira.

Das 11 horas de sábado até às 5 horas de domingo vão ser apresentados vários projetos que atravessam as principais áreas de programação do Teatro Municipal do Porto.

E preços?

Os bilhetes para o espetáculo “Ha!” custam 10 euros. Para assistir a “Partittur”, os preços variam entre os 5 euros para adultos e 2 euros para crianças. Os bilhetes para a sessão de cinema da Casa da Animação vão ter o custo de 3 euros e a entrada para o concerto dos HHY & The Macumbas vai custar 5 euros.

A Casa da Animação propõe um programa de cinema para toda a família com sessões às 11 horas e às 14h30 de sábado, no Auditório Isabel Alves Costa.

Os artistas Cátia Pinheiro e José Nunes vão andar pelo Rivoli com “Quick, Quick, Slow”, uma peça-performance sobre o trabalho das pessoas que trabalham no teatro e que passam despercebidas.

Ainda no dia 23, pelas 17 horas, de vai ser inaugurada, no Rivoli, a exposição “2015 Imagens”, de José Caldeira. O fotógrafo acompanhou a atividade do Teatro Municipal do Porto durante o ano passado e fotografou espetáculos, artistas, públicos, equipas e espaços do Rivoli e do Teatro Campo Alegre. Esta exposição vai estar patente até 8 de maio.

Às 18 horas, a sessão “Poesia à Solta” vai reunir cinco recitadores de várias gerações para dar voz a poemas de Ruy Belo, Carlos Eurico da Costa, António José Forte, Alberto Pimenta e Herberto Helder.

Por volta das 23 horas, os HHY & The Macumbas descem ao Sub-Palco para o primeiro concerto do ciclo Understage, em 2016. A festa dos 84 anos do Rivoli vai continuar no bar Passos Manuel, com a atuação dos D.M.A. – Disco My Ass – dupla composta por Vítor d’Andrade e João Villas-Boas. A festa prolonga-se até às 5 horas.