Rui Moreira falou, esta quinta-feira,  sobre a supressão de quatro rotas europeias com saída do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, anunciada esta semana pela TAP. O presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP) revelou que teve uma reunião com o Conselho de Administração da TAP, há umas semanas, na qual foi comunicada a decisão de manter os voos transatlânticos e acabar com algumas rotas de médio curso na Europa.

“A explicação que dão tem a ver com a substituição de frota, com os velhos aviões da PGA [Portugália] que vão ser desativados mas, naturalmente, vemos isto com alguma preocupação”, conta Rui Moreira. Algumas rotas já têm alternativas, sendo que a rota para a Milão é considerada uma das mais importantes. Está a ser discutida com um operador espanhol.

O presidente da Câmara do Porto falou ainda da ligação que a TAP vai lançar em julho entre Lisboa e Vigo e que foi hoje anunciada. “Quando percebemos que a TAP abandona o médio curso do Porto e começa a operar uma linha Vigo-Lisboa, confirma-se aquilo a que nós chamámos à atenção, na altura, em relação ao modelo de privatização:  a TAP só vai ter um hub que é Lisboa”, declarou Rui Moreira.

O autarca espera que, caso haja uma reversão da privatização, como é desejo do Governo de António Costa, a TAP seja uma operadora que sirva todo o país. Senão, “a TAP abandona o Porto e o Porto abandona a TAP, o quer dizer que vamos fazer outras opções”, resumiu. “Se o operador permanecer público, tem que prestar serviço público, e nesse caso, exigiremos que a TAP não seja alfacinha e seja de Portugal”, afirmou.

A TAP assegura que vai manter os voos de longo curso com saída do aeroporto Francisco Sá Carneiro, ligações que são muito importantes para o Porto. “É mais fácil para nós encontrar um operador privado alternativo para Milão ou para Bruxelas do que encontrar para Newark ou para o Rio de Janeiro, porque nesse caso a operação não é livre, tem a ver com acordos entre estados”, explicou Rui Moreira.

A companhia aérea anunciou um reforço nos voos entre Porto e Lisboa, mas Rui Moreira sublinha que essas ligações não vão substituir os voos de médio curso que foram suprimidos. “A operação de médio curso da TAP será substituída pelo mercado”, conclui.