O “percurso notável” de Adélio Mendes ao nivel do ensino, da investigação e da ligação à comunidade fez dele o vencedor do Prémio Universidade de Coimbra 2016, que todos os anos distingue uma personalidade portuguesa que de tenha distinguido nos campos da cultura ou da ciência.

Engenheiro Químico e professor catedrático na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Adélio Mendes é apontado pelo reitor da Universidade de Coimbra (UC), João Gabriel Silva, como “uma pessoa muito completa, com excelente currículo, mas que é pouco conhecida em Portugal e que merece ser mais conhecida”.

No campo pedagógico, a Universidade de Coimbra (UC) sublinha o papel de Adélio Mendes como responsável por um trabalho de renovação das condições laboratoriais no Departamento de Engenharia Química da FEUP. Um processo tão bem sucedido que conduziu ao licenciamento das chamadas bancadas pedagógicas a uma empresa líder mundial no fornecimento da área.

Adélio Mendes assinou 250 artigos em revistas internacionais e 21 famílias de patentes. O reitor da Universidade de Coimbra destaca, a título de exemplo, a venda, numa parceria da FEUP e da EFACEC, da propriedade intelectual de uma tecnologia a uma empresa australiana, no campo da energia solar, que rendeu 5 milhões de euros, a mais rentável das já produzidas em Portugal.

A ligação ao tecido empresarial é vasta: “E o autor da cerveja sem álcool da Unicer, da patente principal. Tem desenvolvido revestimentos para rolhas que têm tido uma enorme aplicação industrial. E muitas outras”, destacou esta quinta-feira João Gabriel Silva ao canal da UC.

O catedrático da FEUP foi também escolhido em 2012 pelo European Research Council para receber uma bolsa – “Adanced Grant” – no valor de 2 milhões de euros, para desenvolver células solares sensibilizadas com corante.

O Prémio Universidade de Coimbra vai ser entregue a Adélio Marques no dia 1 de março durante a sessão solene comemorativa do 726º aniversário da UC.

O Prémio Universidade de Coimbra é atribuído desde 2004. O neurocientista Fernando Lopes da Silva foi o primeiro galardoado. O artista plástico Julião Sarmento, o cineasta Pedro Costa e o ex-reitor da Universidae de Lisboa António Sampaio da Nóvoa fazem parte da lista de agraciados.