A 36ª edição do Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto começa a 26 de fevereiro, no Teatro Municipal Rivoli. Este ano, o festival de cinema vai arrancar com a antestreia do filme “Gelo”, de Luís e Gonçalo Galvão Teles. No mesmo dia vai ser inaugurada uma exposição de artes plásticas de Augusto Canedo, no piso zero do Rivoli.

Antes da sessão de abertura, vai ter lugar o Pré-Fantas, um período de “aquecimento” que antecede o festival e que começa a 22 de fevereiro. Este ano, o primeiro filme a ser exibido vai ser “Dust”, de Milcho Manchevski, realizador macedónio que vai ser homenageado este ano no Fantasporto.

Milcho Manchevski também realizou o filme que vai encerrar o certame, “Before The Rain”. Este filme ganhou uma nomeação para os Óscares e 30 prémios internacionais, incluindo o Leão de Ouro do Festival de Veneza em 1994. A sessão está marcada para 5 de março, às 21 horas, com a presença do realizador.

Bilhetes

Os bilhetes para o Fantasporto vão ser vendidos online e nas bilheteiras do Rivoli a partir de 1 de fevereiro (data a confirmar) e vão ter um custo de 5 euros por sessão.

As sessões de abertura e encerramento vão ter o custo de 6 euros.

Caso o espetador compre dois bilhetes no Rivoli, cada bilhete fica a 3,5 euros. Os livres-trânsitos também vão estar disponíveis e vão custar 100 euros.

Além do realizador macedónio, também Nicolau Breyner vai ser homenageado nesta edição do Fantasporto. O ator e realizador nascido em Serpa participou em mais de 50 filmes ao longo da carreira.

O festival promove quatro competições: Cinema Fantástico, Semana dos Realizadores, Orient Express e Cinema Português. Este ano, concorreram filmes oriundos de 67 países. No lote final, há 40 nacionalidades representadas. Um aumento considerável de países em relação ao ano passado, com especial destaque para a América Latina. O último dia do Fantasporto, 6 de março, está reservado aos filmes premiados.

Além dos filmes, vai haver espaço para a apresentação do livro “Fernando Barros – Um Português do Cinemoda”, de Daniel Guerra. A sessão vai decorrer a 28 de fevereiro, no piso 3 do Rivoli.

A primeira edição do Fantasporto foi realizada em 1981, no Teatro Carlos Alberto. Em 1998, o festival de cinema encontrou no Rivoli uma nova casa. Foram exibidos cerca de 7 mil filmes até hoje no “Fantas”, na maioria inéditos.