Realizado em Lisboa a cada dois anos, o Rock in Rio (RiR) assume-se como o maior evento de música do mundo. Ao longo de 30 anos, tornou-se uma parte relevante da história da indústria, sendo um dos eventos com maior presença digital.

Nascido no Rio de Janeiro, em 1985, a ideia do empresário Roberto Medina – pai de Roberta Medina, a atual responsável pelo RiR Lisboa e Madrid – foi concretizada através da criação de um recinto especialmente concebido para o evento. Por lá já passaram artistas como AC/DC, Iron Maiden ou Queen. O festival conquistou não só o Brasil, mas também Portugal e Espanha, sempre com a intenção de levar todos os estilos de música aos mais variados públicos. No ano passado, estreou-se nos Estados Unidos.

O Rock in Rio chegou a solo nacional em 2004, introduzindo um novo conceito de festival direcionado para o entretenimento e planeado em grande escala. Um festival que além da música, explora conceitos como a sustentabilidade, a responsabilidade social e ambiental. Prova disso é o recente reconhecimento da EE Music face ao trabalho desempenhado na redução da pegada de carbono em todas as edições do evento. Com este feito, o evento junta-se assim a Glastonbury, Melt! Festival e ao Wembley Stadium, que já integram este projeto por serem exemplos de sustentabilidade em eventos de música.

Em 2016, o RiR volta a Lisboa, ao Parque da Bela Vista nos dias 19 e 20, 27. 28 e 29 de maio.  É já a sétima vez que a capital portuguesa acolhe o festival.

O que ouvir?

Bruce Springsteen abre as hostilidades, com presença confirmada para 19 de maio. O cantor já tinha participado nas edições de 2012 e 2014. Em 2016, regressa com a banda E Street Band. A confirmação de última hora obrigou a organização a mexer nas datas do festival. Inicialmente previsto para arrancar a 20, o RiR arranca a 19 com o norte-americano a encerrar o Palco Mundo nesse dia.

Os Stereophonics e os Xutos & Pontapés também estão confirmados para o dia de abertura do festival. Os dois grupos vão subir ao Palco Mundo, deixando assim completo o alinhamento para este dia.

Seguem-se os Queen+Adam Lambert, a 20 de maio A banda inglesa esteve na primeira edição do RiR em 1985, voltou em setembro ao Rio de Janeiro e toca em Lisboa a 20 de maio. Adam Lambert (sucessor de Paul Rodgers), Brian May e Roger Taylor prometem um repertório recheado de êxitos como “I Want to Break Free”, “Somebody to Love” ou “We Are the Champions”. A estes juntam-se no Palco Mundo o cantor norte-americano Mika e, a ex-Black Eyed Pees, Fergie.

27 de maio vai trazer aos palcos portugueses os Hollywood Vampires. Alice Cooper, Johnny Depp e Joe Perry recuperaram o espírito deste grupo há três anos. O primeiro disco homónimo do grupo foi lançado em setembro e contém temas da autoria de John Lennon, Led Zeppelin, Pink Floyd, The Doors e The Who.

No mesmo dia, os Korn sobem ao Palco Mundo. Oito anos depois da última atuação em Portugal, a banda norte-americana prepara o novo disco, que chega ainda este ano às lojas. Recorde-se que o grupo comemorou recentemente o vigésimo aniversário, com uma digressão mundial que passou pela edição brasileira do Rock in Rio.

Em estreia absoluta, os Rival Sons também atuam no Palco Mundo, a 27 de maio. Fundado por Scott Holiday e Jay Buchanan, a banda detém quatro álbuns editados. Antes da visita ao Parque da Bela Vista, vai estar presente na digressão “The End”, dos Black Sabbath.

A 28 de maio entram em ação os Maroon 5. Liderados por Adam Levine, os californianos são considerados uma das bandas pop mais bem sucedidas da atualidade. O derradeiro álbum “V” é uma compilação sonora do percurso da banda: aglutina a essência das suas origens com uma análise atual do conjunto norte-americano. Para este dia, está também confirmada a presença da banda portuguesa D.A.M.A, de Gabriel o Pensador e de Ivete Sangalo.

No último dia do festival sobem ao palco Ariana Grande, Avicii e o norte-americano Charlie Puth. Esta vai ser a primeira vez que o artista atua em Portugal, onde vai apresentar o seu álbum de estreia, “Nine Track Mind”.

O Palco Mundo abrirá nos cinco dias do evento com o espetáculo “Rock in Rio – O Musical”. A adaptação de uma super produção que já passou pelos teatros do Rio de Janeiro e São Paulo é inspirada na história do evento. Com cerca de quatro dezenas de participantes, distribuídos por atores e bailarinos, promete transportar os fãs numa viagem de 30 anos acompanhando, através da música, a jornada do festival pelo Brasil, Portugal, Espanha e Estados Unidos.

Além do Palco Mundo, cujo alinhamento para dia 27 de maio já se encontra completo, o Rock in Rio-Lisboa vai, também, contar com a apresentação de diversos artistas pela Eletrónica, Palco Vodafone e Rock Street Brasil.

Quanto custa?

A venda oficial de bilhetes para a edição deste ano do Rock in Rio Lisboa arranca a 11 de fevereiro. Os ingressos vão estar à venda em vários pontos do país e online, de acordo com o site oficial do evento.

Por agora, está disponível o Cartão Dá Rock, que resulta de uma parceria com a cadeia de hipermercados Continente, e que oferece descontos. Esses estão à venda nas lojas Continente e no site da cadeia.

Este cartão assegura o acesso a um dos dias do festival, na medida da disponibilidade do dia.

Aqueles que optaram pelo Kit de Natal Rock in Rio – teve um custo de 69 euros e já esgotou – vão poder trocar os ‘vouchers’ por um bilhete diário entre 11 de fevereiro e 31 de março, em qualquer loja FNAC. Depois desta data, os fãs ficam sujeitos à disponibilidade de cada dia.

O que esperar?

Segundo dados da organização, a edição passada do Rock in Rio-Lisboa registou cerca de 345 mil espetadores. No somatório de todas as edições realizadas em solo luso, a fasquia de audiência já ultrapassou os dois milhões de pessoas. Os números não deixam de impressionar. Sobretudo quando a indústria discográfica ainda não se refez de uma recessão que dura há década e meia. Se cada vez se vendem menos discos, ainda que o número de utilizadores das plataformas de ‘streaming’ esteja em franco crescimento, a música ao vivo permanece imparável. Assim, o Rock in Rio promete continuar a oferecer muita música e entretenimento em 2016.

Artigo atualizado às 11h17 do dia 17 de fevereiro de 2016 com a inclusão de novas confirmações do festival.

 

Textos, pesquisa e infografia: Alunos das turmas 3, 4 e 5 do 2º ano de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto
Edição: Filipa Silva