É na Dedicated Store Porto, na Rua de Cedofeita, que encontramos Diana Monteiro e Fábio Santos, que, juntamente com Juliana Pereira, são os responsáveis pela plataforma Hip Hop Com Sentido.

Fábio Santos conta ao JPN como tudo começou: “o Hip Hop Com Sentido surgiu de uma ideia sem sentido nenhum. Partilhava umas músicas na plataforma [página de Facebook], sem responsabilidade, ia lá quando queria. As coisas foram crescendo naturalmente, começámos a evoluir e decidimos apostar num trabalho de apoio ao hip-hop, coisa que poucas páginas fazem.”

Fábio conheceu Diana Monteiro e convidou-a para se juntar ao projeto. “A partir do momento em que entrei, mudámos radicalmente a imagem da página. A parte gráfica mudou, começámos a fazer cobertura fotográfica e, mais tarde, já eram os responsáveis pelos eventos que nos solicitavam essa cobertura. Também fazemos vídeos dos eventos”, acrescenta Diana.

A página já existe desde 2013, mas o seu “nascimento” oficial foi em março do ano passado. O primeiro evento que divulgaram foi no Bar Pitch, onde atuaram Denise, TNT e Weis. “Foi a primeira cobertura fotográfica e foi o primeiro evento onde estivemos presentes enquanto página”, explica Diana.

Fábio Santos refere o objetivo da plataforma: “Nós divulgamos os eventos, apoiamos os artistas e fazemos questão de estar presentes nos eventos, sempre que podemos. Acho que isso faz toda a diferença”, declara.

Ao grupo juntou-se Juliana Pereira. “Fez todo o sentido entrar para o projeto e é um grande apoio”, aponta Diana Monteiro.

O feedback tem sido muito positivo. “Acho que fomos super bem recebidos. Em cerca de nove meses, tivemos um crescimento de mil por cento”, menciona Fábio Santos.

Bilhetes

Os bilhetes vão começar a ser vendidos a 1 de fevereiro na Dedicated Store Porto, na Mutante HardWear Store, em Gaia, e no Hard Club. Em pré-venda, os bilhetes custam cinco euros, no próprio dia o preço é de sete euros.

Para celebrar o primeiro aniversário da plataforma Hip Hop Com Sentido, está marcado um evento no dia 25 de março, no Hard Club Porto. Diana Monteiro espera que seja uma grande noite. “Boa música, bom hip-hop, é tudo muito familiar. Os artistas que vão atuar são amigos. São pessoas que apoiam totalmente a página, como nós os apoiamos a eles”, conta.

O concerto começa às 22 horas e vai contar com a atuação de Kaines, KENO, Denise, M’Cirilo, Caixa Toráxica, Quartel469, PURO L, DJ Walk, DJ Casca, Fresh’ Mic. O ‘host’ vai ser NÉ, “um grande amigo da página”, conta Diana.

Dedicated Store Porto “é um ponto fulcral do hip-hop do Porto”

A entrevista com Diana e Fábio teve lugar na Dedicated Store Porto. Diana conta ao JPN que esta loja “tem um grande significado. Para além de ser uma loja de graffiti, é também uma loja de convívio”, explica. “Esta loja é um ponto fulcral do hip-hop no Porto”, afirma Diana Monteiro.

Fábio Santos vê a Dedicated Store como uma “uma loja para a comunidade”.

Rafi é pintora de graffitis e é responsável pelo espaço. “É uma loja dedicada ao graffiti, mas também é pró-ativa junto da comunidade. Organizamos eventos, cedemos o espaço para os artistas poderem promover o trabalho deles”, conclui.