Desde 1997 que vários nomes ilustres têm pisado o palco do Sudoeste (SW), sempre com epicentro na Herdade da Casa Branca, na Zambujeira do Mar. Todos os anos, durante cinco dias, os festivaleiros usufruem de muita música, para além de um ambiente de férias de verão, com calor, praia e convívio.

Ao longo dos anos, o festival tem vindo a crescer em termos de reconhecimento internacional e presença de público estrangeiro. A eletrónica é, desde há alguns anos, a grande aposta do festival, mas o evento não descarta outros géneros. Aliás, o SW reúne todos os anos uma vasta gama de artistas, que fazem do festival um dos mais procurados em Portugal.

O que ouvir?

Martin Garrix foi o primeiro nome a ser confirmado para a próxima edição do Sudoeste. Dois anos depois, o DJ holandês volta à Herdade da Casa Branca, para atuar a 4 de agosto. Com apenas dezanove anos, já pisou os maiores palcos do mundo da eletrónica e foi recentemente classificado na terceira posição do ranking mundial da revista DJ MAG.

No mesmo dia, Wiz Khalifa sobe ao palco MEO. O norte-americano lançou “Rolling Papers 2” em 2015, naquele que é o sexto álbum de originais. Note-se que a sua carreira fica marcada pelo tema “When I see you Again” em homenagem ao ator Paul Walker, feito propositadamente para a banda sonora do Filme Velocidade Furiosa 7.

O grupo eletrónico holandês Yellow Claw é a primeira confirmação para o dia que abre o festival. O trio está de volta ao país no dia 3 de agosto, após ter marcado presença na edição passada do EDP Beach Party na praia do Aterro, em Matosinhos. A eles juntam-se Club Banditz e DVBBS.

Nos últimos anos, pelo mundo fora e nas melhores pistas de dança, Club Banditz já partilharam cabines com nomes como Steve Angello, Dimitri Vegas & Like Mike, entre outros.

A dupla canadiana, DVBBS, ficou mundialmente conhecida pelo seu êxito “Tsunami”. Desde então têm lançado grandes temas e tocado nas maiores salas e festivais, incluindo o famoso “Tomorrowland”.

Dia 5 sobe ao palco Seu Jorge. O músico brasileiro que já tocou com Ed Motta, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Black Eye Peas e Foo Fighters, promete a animação a que já habituou os fãs portugueses.

A Seu Jorge junta-se também Damian Marley. O filho mais novo de Bob Marley volta assim a Portugal, após ter passado pelo Pavilhão Atlântico em 2011, quando se apresentou juntamente com Nas. Na bagagem, traz grandes êxitos como “Welcome to Jamrock” ou “Make It Bun Dem”.

A fechar a noite, sobem a palco dois artistas lusófonos. Ao leiriense DJ Kura, segue-se o angolano C4 Pedro, que promete apresentar alguns temas bem conhecidos dos portugueses.

James Morrison abre o cartaz no quarto dia de festival. O cantor britânico regressa a Portugal no dia 6 de agosto, passados quatro anos. James Morrison ficou conhecido pelo tema “You Give Something” e vai apresentar o seu mais recente álbum “Higher Than Here”.

A ele junta-se a cantora Sia. A australiana sobe ao palco português pela primeira vez para apresentar o álbum “This Is Acting”. Os êxitos “Chandelier” e “Elastic Heart” deverão também fazer parte do concerto.

Ainda no mesmo dia, sobe ao palco MEO Steve Aoki. O DJ marcou presença na edição passada e, um ano depois, regressa ao palco do festival da Herdade da Casa Branca.

Steve Angello aparece a 7 de agosto. Nome popular da música eletrónica, destacou-se com os Swedish House Mafia até 2013. “Wild Youth” é o novo trabalho do DJ sueco, que contém os singles “Children of the Wild” e “Someone Else” – este último com a participação de Dan Reynolds, dos Imagine Dragons.

Quanto custa?

O custo dos bilhetes não sofre alterações em relação a 2015. O ingresso diário custa 48 euros, enquanto o passe geral fica-se pelos 95 euros. Já o ‘car camping’ custa 40 euros. A entrada é gratuita para as crianças dos três aos nove anos, desde que acompanhados por um adulto portador de bilhete. O bilhete diário não inclui campismo e só permite uma única entrada no recinto.

Existe ainda o “Fã Pack Fnac”, que inclui o passe dos cinco dias, mais uma t-shirt oficial e um vale de acesso ao campismo. Este pack custa 80 euros e possibilita ainda o acesso à zona VIP a 20 pessoas sorteadas, bem como ao frontstage do Palco MEO.

À semelhança de edições anteriores, os festivaleiros munidos de passe geral vão ter acesso a campismo e estacionamento gratuito. O SW pretende assegurar toda a comodidade necessária aos seus visitantes, desde zonas de alimentação aos postos de primeiros socorros.

O que esperar?

A edição de 2015 do MEO Sudoeste foi bem-sucedida para a organização, ao nível de visitantes e respetiva receita. Desde nomes portugueses, como Agir ou Buraka Som Sistema, a artistas de renome mundial, como Hardwell ou Calvin Harris, foram vários os grupos que estiveram presentes na Zambujeira do Mar. A aposta na música eletrónica tem agradado ao público português, que cada vez mais opta por rumar ao Alentejo no mês agosto para o festival.

O ano de 2016 promete um super cartaz para assinalar a vigésima edição do evento.

Artigo atualizado às 15h35 do dia 29 de fevereiro de 2016 com a inclusão da referência às mais recentes confirmações do festival.

Artigo atualizado às 14h50 do dia 11 de abril de 2016 com a inclusão da referência às mais recentes confirmações do festival.

Artigo atualizado às 10h30 do dia 12 de abril de 2016 com a inclusão da referência às mais recentes confirmações do festival.

Textos, pesquisa e infografia: Alunos das turmas 3, 4 e 5 do 2º ano de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto
Edição: Filipa Silva