Este sábado vai ter lugar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) mais uma edição das conferências “Talk a Bit”. Este evento é realizado por estudantes de Engenharia Informática da FEUP e já vai na quarta edição. Miguel Poeira, um dos responsáveis pelo evento, conta ao JPN que esta iniciativa “tem vindo a crescer bastante. É um evento de estudantes para estudantes”, explica.

Este ano, as conferências incidem em temas que têm impacto social. Vão centrar-se na forma como a sociedade pode tirar partido dos avanços tecnológicos em áreas como a biotecnologia, cidades inteligentes, segurança da informação, mobilidade empresarial, internet das coisas, entre outros assuntos. “Vamos falar de tecnologias, de empresas, de ideias de negócio que estão no mercado”, destaca Miguel Poeira.

Horários

O check-in começa às 08h30 e a sessão de abertura está agendada para as 09h30. As sessões da manhã terminam às 12h30.

As sessões da tarde, nas quais se inserem as conferências dos representantes da Uber e da Airbnb, começam às 14 horas e terminam às 19h30.

“Este ano, como cabeça-de-cartaz, temos o ‘general manager’ da Uber Portugal, Rui Bento. Vai falar sobre a empresa e como é que a Uber mudou a sociedade em Portugal”, aponta Miguel Poeira. O estudante de Engenharia Informática também distingue a participação do representante português da Airbnb, Ricardo Macieira. “Vem falar sobre o novo paradigma no aluguer de casas e quartos através da internet”, afirma.

As conferências vão ainda contar com a participação de Francisco Lobo, CEO da Critical Manufacturing, que vai falar sobre as  indústrias do futuro, e de Valter Vasi, investigador da Universidade de Zagreb, que vai abordar o lado obscuro da Internet.

Pela primeira vez, o “Talk A Bit” prolonga-se pelo dia todo. “Criámos sessões com workshops e palestras, dadas por responsáveis de ‘startups’ da UPTEC”, revela Miguel Poeira.

O workshop “Make A Bit” vai colocar as pessoas “a trabalhar com o Raspberry Pi, que são computadores ‘low cost’ bastante conhecidos no mercado e servem para aprendizagem de linguagem informática. As pessoas que participarem no workshop, quem sabe, podem ganhar o gosto pela informática e pela programação”, explica Miguel Poeira.

Já na sessão intitulada “Network A Bit”, “as pessoas vão poder reunir-se com ‘speakers’ e ‘sponsors’ do “Talk A Bit”, numa espécie de ‘speed dating’, para trocarem impressões e ideias”, conclui.

A entrada é gratuita, mas é necessário inscrição prévia. No site do “Talk A Bit” pode ser consultada a programação completa.