A Galeria Municipal do Porto vai homenagear Paulo Cunha e Silva, falecido vereador da Câmara Municipal do Porto (CMP), soube-se esta segunda-feira na apresentação da nova imagem do espaço cultural. 

Para o efeito, convida diversos autores a apresentarem trabalhos que ilustrem o percurso do antigo responsável pela cultura da cidade. A exposição vai decorrer a partir do dia 12 de março e vai prolongar-se até ao dia 22 de maio.

Durante a apresentação da programação para 2016, a Galeria Municipal apresentou a sua nova imagem com o objetivo de assumir uma nova identidade, independente da Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG), onde está instalada.

Com a imagem própria, a Galeria perde o nome Almeida Garrett, com o intuito de ser mais conhecida junto do público. 

“Habitar Portugal 12-14” é a exposição que vai inaugurar a nova vida da Galeria Municipal. “Está a arquitetura sob resgate?” é o mote do trabalho, que conta com uma mostra de 80 obras portuguesas, sobre os últimos três anos da arquitetura nacional.

Esta é a exposição pioneira do conjunto de cinco que vão ser apresentadas este ano. “Habitar Portugal 12-14” está disponível a partir da próxima quinta-feira e permanece na galeria até ao dia 25 de abril.

O projeto “Os Tesouros da Biblioteca Pública” faz também parte da programação. Esta foi uma exposição pensada por Paulo Cunha e Silva e coincide com a Feira do Livro do Porto.

O orçamento da Galeria Municipal é de 140 mil euros sendo o maior mecenas a Fundação EDP que contribui com 70% do orçamento.