Aliar a viagem à experiência profissional e à intervenção social. Este é o objetivo da GAP Year Portugal, em parceria com a Bolsa de Exploração Nomad e a AIESEC, com a criação do concurso “impACTO”. O desafio é lançado a nível nacional, em mais de 20 faculdades, a estudantes universitários. O concurso propõe a criação um projeto social, a ser aplicado numa comunidade estrangeira, que pode ser premiado com 10 mil euros.

A primeira edição do concurso surgiu, nas palavras de Beatriz Dias com o princípio de “criar o bichinho” de viajar e de ter uma intervenção enquanto isso. No fundo, o projeto visa fomentar nos alunos a criação de impacto durante as viagens, sem serem “meros turistas”, como defende a vice-presidente da GAP Year Portugal.

Mais do que viajar, o objetivo é que os estudantes ponham em prática aquilo que aprendem no Ensino Superior. Assim, o projeto deve espelhar a área de formação dos concorrentes. “O objetivo é esse, além da experiência pessoal, adquirir experiência profissional”, assegura.

É aí que entra a AIESEC. O papel da associação de estágios profissionais é fazer a ponte entre os criadores do projeto e as comunidades. João Ribeiro, da AIESEC, acredita que as capacidades profissionais dos estudantes podem evoluir com este concurso e, por conseguinte, permitir “diferenciação no mercado de trabalho”.

A agência de viagens Nomad, por sua vez, associou-se ao “impACTO”, no sentido de dar à associação recursos de aconselhamento e recursos financeiros”. Tiago Costa, diretor da agência, defende que o projeto pode permitir, além de “constatação cultural”, uma “constatação social”. Tal pode criar o tal “impacto”. “Quanto mais conhecemos o planeta em que vivemos, mais ferramentas temos para o proteger e para o defender”, afirma.

As incrições para o “impACTO” abriram esta semana e decorrem até ao dia 15 de abril. Esta é a primeira fase do concurso. O segundo momento acontece a 14 de maio e propõe aos vencedores da primeira fase, o aperfeiçoamento do projeto. À última fase passam 11 projetos que, depois de serem apresentados no dia 18 de junho, vão ser avaliados por um painel de jurados composto por João Rafael Koehler, Carlos Rodrigues, presidente do Banco Big e Miguel Alves Martins, presidente do Instituto do Empreendedorismo Social.

Artigo editado por Sara Gerivaz