O  Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla inglesa) está a oferecer 40 bolsas de doutoramento. Os candidatos concorrem a apoios que incluem 980 euros mensais (ou 1.710 euros mensais para quem usufruir da bolsa no estrangeiro), 750 euros para participação em eventos científicos e 2.750 euros anuais destinados ao pagamento de propinas e matrícula. As verbas são financiadas através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O MIT abriu esta semana as candidaturas para cursos de doutoramento e mestrados executivos, formações que oferece em parceria com a Universidade de Coimbra (UC), a Universidade de Lisboa (UL), a Universidade Nova de Lisboa (UNL), a Universidade do Minho (UM) e a Universidade do Porto (UP). Os cursos de doutoramento duram entre 3 a 4 anos, sendo que um pode ser feito no MIT.

Como concorrer?

As bolsas são oferecidas em quatro áreas: Sistemas de Bioengenharia (BIO-E), Lideres para as Indústrias Tecnológicas (EDAM), Sistemas Sustentáveis de Energia (SES PhD) e Sistemas de Transportes (DPTS). Vão ser atribuídas dez bolsas por cada uma destas áreas.

As candidaturas são feitas em duas fases. A primeira, termina no dia 13 de abril e apenas os alunos inscritos nesta fase podem ter acesso a bolsa. Para concorrer à segunda fase, é necessário que o candidato se tenha inscrito na primeira frase. As candidaturas na segunda fase decorrem entre 2 de maio a 1 de julho.

Os interessados podem inscrever-se através de um formulário disponibilizado no site do MIT Portugal. Para isso, devem cumprir alguns requisitos: anexar o CV, apresentar carta  de apresentação em inglês, carta de referência e certificados académicos. Além destes documentos, os candidatos têm de possuir no mínimo o grau académico pré-Bolonha de Licenciatura ou pós-Bolonha de Mestrado Integrado, e têm de ser fluentes em inglês, uma vez que a candidatura pode ter uma entrevista nesse idioma (presencial ou por conferência).

Programa oferece três mestrados executivos

O MIT abre também, ainda que sem oferta de bolsas, vagas para os cursos de mestrado nas áreas de Sistemas de Bioengenharia (BIO-E Executive Masters), Gestão de Empreendedorismo Tecnológico (TME) e Sistemas de Energias Sustentáveis (SES Executive Masters). Os cursos de mestrado executivo têm a duração de um ano e as candidaturas são também feitas online, em duas fases. A primeira, que decorre até ao dia 13 de junho, e a segunda entre 4 de julho a 5 de setembro.

O programa MIT Portugal, com dez anos de existência, já viu ser desenvolvidos vários projetos de investigação que resultaram, a título de exemplo, no desenvolvimento de supercola cirúrgica para utilizar no coração de bebés com malformações congénitas, na criação de esboços de bicicletas que possam andar em vias férreas abandonadas, na invenção de um medidor inteligente para poupar eletricidade, ou até em propostas de solução para a os atrasos dos aviões.

De acordo com uma nota de imprensa, já nasceram no âmbito do programa 16 “start-ups”, e outras estão em desenvolvimento.

Este ano, os estudantes do programa vão poder participar em alguns projetos demonstradores (“test-bed”) no âmbito das Cidades Sustentáveis, da Terapia de Células Estaminais para Aplicações Cardiovasculares e do Desenvolvimento de Produtos e Materiais para as Indústrias da Mobilidade.