Foram registados 184 novos dadores de sangue em 2015 no Instituto de Oncologia do Porto (IPO). O aumento de 27,4% em relação a 2014 foi maioritariamente da faixa etária mais jovem. No total, o ano de 2015 contou com 7 mil dadores ativos no IPO-Porto, revelou a instituição através de um comunicado.

O presidente do Conselho de Administração (PCA) considera que “este crescimento na faixa etária mais jovem é um fator positivo e indicador de que vai ser possível manter o número de dadores regulares porque estes vão substituir os dadores que por motivos de idade ou saúde deixam de poder dar”, afirma Laranja Pontes.

A regularidade nas dádivas é para o IPO-Porto “um dado muito satisfatório” porque demonstra “que os dadores mantêm-se fiéis ao Instituto”, de acordo com o responsável citado numa nota de imprensa. O representante do IPO lembra, ainda, que a dádiva de sangue é um pilar do IPO-Porto.

A instituição utiliza os diferentes componentes sanguíneos para as ações de transplante de medula óssea, cirurgias e tratamento de quimioterapia e radioterapia. Por isso, o Instituto vai realizando diferentes campanhas de apelo à dádiva de sangue ao longo do ano. O instituto admite que o dia nacional e o dia mundial de dadores de sangue, assim como o período de verão, o dia de São Martinho e o Natal foram as épocas mais marcantes na adesão a esta causa.

A recolha de sangue e plaquetas acontece de segunda à sexta, entre as 8h30 e as 19h00, e ao sábado, das 8h30 ao 12h30. O dador de sangue tem de ter mais de 18 anos, pesar mais de 50 quilos e ser saudável, condição que é confirmada após consulta médica.

O instituto conta com 11 clínicas e 26 serviços que estão divididos por áreas de especialização e cuidados personalizados a cada paciente.

Artigo editado por Filipa Silva