O restauro e a modernização do mercado do Bolhão estão previstos já para o próximo verão. As obras não implicam, de imediato, a deslocação dos comerciantes para o mercado temporário que terá lugar no quarteirão D. João I.

tOs trabalhos vão ser divididos em duas fases. Numa primeira fase, e por decisão da Câmara Municipal do Porto (CMP), vão ser iniciados os trabalhos subterrâneos. A segunda fase diz respeito ao restauro do edifício.

De acordo com a nota de imprensa recebida esta sexta-feira, a urgência é desviar a linha de água que atravessa o mercado do subsolo. A linha de água vai ser encaminhada pela Rua de Sá da Bandeira, permitindo assim a posterior construção de uma cave no mercado.

O projecto do mercado, da autoria de Nuno Valenti, vai estar em concurso público internacional nos próximos meses.

A empresa municipal Águas do Porto vai ficar a cargo da obra que vai obrigar à intervenção de uma tuneladora, para a construção do túnel para cargas e descargas na área de serviço. O concurso para a obra de restauro vai ser realizado à parte.

Rui Moreira apresentou o projecto em abril de 2015. O normal funcionamento do mercado e a permanência dos atuais comerciantes foram garantidos pelo presidente da Câmara.

Artigo editado por Sara Gerivaz