O Grupo de Reflexão sobre a Avaliação de Ciência e Tecnologia pela FCT é apresentado esta sexta-feira a todos os coordenadores das unidades de Investigação & Desenvolvimento (I&D) inscritas na FCT.

A entidade, composta por seis elementos, conta com dois investigadores da Universidade do Porto: Cláudio Sunkel, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) e Nuno Ferrand, do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO).

Os restantes membros do Grupo de Reflexão são Karin Wall da Universidade de Lisboa, Constança Providência da Universidade de Coimbra, Carlos Bernardo da Universidade do Minho e Salwa Castelo Branco da Universidade Nova de Lisboa.

A missão deste grupo de reflexão é identificar “linhas orientadoras quanto aos princípios e boas práticas da avaliação das atividades e de ciência e tecnologia a adotar pela FCT”, informa o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em comunicado.

Nos trabalhos podem vir a ser envolvidos peritos nacionais e estrangeiros em áreas específicas.

A Direção da FCT, que tomou posse no incío do mês, já promoveu ações de revisão do funcionamento do sistema de avaliação, alvo de forte contestação ao longo do anterior Governo.

Sob a liderança de Paulo Ferrão, a FCT decidiu extinguir o Gabinete de Avaliação e apresenta esta sexta-feira o Núcleo de Apoio à Avaliação, estando desde já a preparar o lançamento de um novo Exercício Nacional de Avaliação das Unidades de I&D.