Os lugares da sala 2 da Casa da Música não chegaram para acolher a onda de solidariedade pelos sem-abrigo do Porto, no último sábado. Foram 650 bilhetes esgotados, a 10 euros cada. O “bomPorto – concerto solidário pelos sem abrigo” foi o primeiro evento de angariação de fundos organizado pela plataforma “Vozes do Silêncio” do Núcleo de Planeamento, Intervenção para as Pessoas em Situação de Sem Abrigo  (NPISA) do Porto. Segundo a plataforma, os bilhetes esgotaram uma hora antes do concerto ter início: “Houve pessoas que quiseram entrar, mas já não conseguiram, porque os bilhetes estavam esgotados”, assegurou um elemento da organização ao JPN.

Ainda vai ser feita uma reunião para apurar o valor total recolhido, já depois de deduzido o IVA dos bilhetes. No entanto, a plataforma “As Vozes do Silêncio” classifica como positivo o balanço resultante do concerto solidário. O espetáculo trouxe mais visibilidade à associação, que se dedica à reinserção de pessoas em situação de sem-abrigo na vida social ativa: “Fomos contactados por uma empresa que quer colaborar connosco para fornecer óculos”, nota ainda a organização.

Os músicos Manuel Cruz, As 3 Marias, Osso Vaidoso, Cabaret Fortuna, O Incrível Homem Bomba, Plaza, Rui David&Projecto Alarme e os Som da Rua deram ânimo à sessão, além do ator Rui Spranger e do poeta Renato Filipe Cardoso.

O valor total arrecadado reverte para a reinserção social das pessoas em situação de sem-abrigo no Porto, contribuindo para tratamentos dentários, próteses dentárias, óculos, cauções para acesso a aluguer de casa e equipamento doméstico.

 

Artigo editado por Filipa Silva