Durante cinco dias, a Póvoa do Varzim recebe a 17ª edição do Correntes d’Escrita, um evento dedicado à promoção da leitura e de livros.

A edição deste ano vai contar com cerca de 70 convidados provenientes não só do mundo da escrita como também das artes, estando representados 11 países. Manuel Alegre e Ricardo Araújo Pereira vão marcar presença na edição deste ano que vai contar ainda com cerca de 20 convidados estreantes.

Em declarações ao JPN, o vereador da Cultura da Câmara da Póvoa do Varzim considera que as expectativas para o Correntes d’Escrita são cada vez maiores.

O evento terá como local central o Cine-Teatro Garrett, mas vai estender-se ao exterior até ao Largo Dr. David Alves, onde vão acontecer diversos encontros, conversas de ocasião e visitas à Feira dos Livros.

Luís Diamantino revelou também que a assistência do evento tem crescido todas as edições, fenómeno que segundo o próprio, se começou a verificar a partir da terceira edição.

Onésimo Teotónio de Almeida, Vergílio Alberto Vieira e Carlos Queiroga são alguns dos nomes que fazem parte do programa do Correntes 2016 e são presenças já assíduas desde a primeira edição.

A conferência de abertura, que se vai realizar no dia 24 de fevereiro pelas 15 horas no Cine-Teatro Garrett, vai ficar a cargo do escritor José Tolentino Mendonça e vai ter como tema “O silêncio dos livros”.

O dia 24 de fevereiro vai ficar também marcado por um dos momentos mais aguardados do evento, a revelação do vencedor do Prémio Literário Casino da Póvoa, cujo prémio é de 20 mil euros.

Também neste dia, durante a sessão de abertura vai ser lançada a 15ª edição da Revista Correntes d’Escrita que este ano é dedicada ao escritor António Lobo Antunes.

Conversas e debates, sessões de poesia, lançamentos de livros, teatro, exposições e a Feira dos Livros são alguns dos eventos que preenchem os cinco dias do Correntes d’Escrita 2016.

 

Artigo editado por Filipa Silva