O Centro de Investigação e Intervenção na Leitura (CIIL) do Instituto Politécnico do Porto (IPP) criou um projeto que está ser implementado em sete concelhos do Porto e a auxiliar 238 crianças. Ana Sucena, professora e responsável pela iniciativa, explicou ao JPN que o objetivo passa por “promover competências que deixarão as crianças prontas para que possam começar a ler sem dificuldades quando entrarem no primeiro ano”.

A investigadora defende que “a altura ideal para começarem a receber apoio é aos cinco anos, pois se tiverem sucesso serão mais autónomas no futuro”. As crianças desta idade recebem acompanhamento duas vezes por semana, enquanto as do primeiro ano são auxiliadas diariamente. “Até agora os resultados têm sido muito bons”, salienta.

Os exercícios são feitos com “lápis e papel”, mas também com auxílio do software “Graphogame”, criado por Ana Sucena, com vista a desenvolver as capacidades de descodificação e de fonética nos alunos. “O ‘Graphogame’ tem uma componente lúdica muito forte, a criança está mais entretida com um jogo do que com um exercício”, esclarece a docente.

O projeto de intervenção, resultado de um protocolo entre a Câmara do Porto, o CIIL e Ministério da Educação e Ciência, não tem planos para aumentar a sua área de atuação, uma vez que “a equipa ainda é demasiado pequena para podermos agir em mais escolas”. As crianças foram escolhidas de acordo com os resultados nas provas no quarto ano: aquelas que apresentaram resultados mais baixos foram as selecionadas.

No final do ano, os alunos serão avaliados para perceber se houve, ou não, evolução. Ana Sucena afirma que “há crianças que estão francamente melhor, o ‘feedback’ dos pais e dos professores tem sido muito positivo”, esperando-se por isso “que as dificuldades diminuam consideravelmente”.

Artigo editado por Sara Gerivaz