A primeira fase das Residências Artísticas destinadas a estudantes do Ensino Superior, jovens criadores e curadores emergentes já tem propostas vencedoras. A iniciativa da Porto Lazer permitiu aos artistas concorrer em áreas de atuação como a Arte Urbana, Arquitetura, Pintura, entre outros.

Entre as 65 candidaturas apresentadas, quatro foram selecionadas por um júri. Cláudia Melo, membro do painel, revela ao JPN que a escolha não foi simples. “Todos os projetos foram devidamente avaliados pelo júri, cada um de nós fez a sua seleção e numa reunião conjunta chegamos à conclusão que essas propostas correspondiam de maneira mais eficaz ao proposto no regulamento”, esclarece.

A diretora artística do Espaço Montepio, local onde vão ser expostos os trabalhos, conta que chegaram projetos bastante diversificados:“Houve coletivos que integravam artistas portugueses e internacionais em todas as áreas de atuação”. De forma unânime, foram selecionadas as propostas dos seguintes artistas: Alexandra Rafael na categoria multimédia, Assunta Alegniani e Pedro Ferreira nas categorias de instalação, vídeo e ilustração, Carlos Mensil nas áreas da pintura, escultura e instalação e, por fim, Karen Lacroix e Catarina Azevedo na instalação e ilustração.

Cláudia Melo considera que os trabalhos escolhidas são interdisciplinares, que “revelam pesquisa e entendimento do que é a cidade do Porto”. Ainda que não sejam conjuntos, será um “trabalho que vai crescer através da partilha”. Durante o próximo mês, os projetos serão desenvolvidos nas residências para, num próximo momento, serem apresentados ao público. A exposição coletiva vai ser inaugurada a 26 de março e ficará patente no espaço durante um mês.

Há espaço para mais propostas

A segunda fase da convocatória para as Residências Artísticas do Espaço Montepio arrancou na  passada segunda-feira. Os artistas que pretenderem sugerir algum projeto têm até ao dia 2 de março para o fazer. A

A 14 de maio vai ser o início da segunda exposição coletiva que vai durar aproximadamente um mês. Ao JPN, Cláudia Melo defende que “ainda é difícil materializar o projeto” e que apenas “mais para a frente se poderá perceber como vai ficar, uma vez que a distribuição do espaço ainda não está feita”.

As residências artísticas do AV. Espaço Montepio são um projeto promovido pela Câmara Municipal do Porto (CMP). Após o encerramento do Edifício AXA, a autarquia avançou para um projeto de dinamização do espaço localizado na Avenida dos Aliados.

Artigo editado por Sara Gerivaz