Esta quinta-feira, o Palácio da Bolsa recebe a 13ª edição da Essência do Vinho (EV). De 25 a 28 de fevereiro a partir das 15h00 os interessados pelo mundo vínico vão poder conversar com especialistas, provar alguns dos três mil vinhos disponíveis, participar em provas comentadas e ainda assistir a seleção do “TOP 10 Vinhos Portugueses”. Trata-se de uma das mais reverenciadas provas de vinho nacionais da atualidade, responsável pelo “aumento da notoriedade e procura por parte dos consumidores” pelos dez melhores vinhos do ano, explicou ao JPN o relações públicas da EV, José João Santos.

A primeira edição da EV aconteceu no Porto em 2004. “A cidade está intimamente ligada ao vinho. Não só porque batiza o mais conhecido vinho português que é o vinho do Porto, como também porque é a capital de uma das principais regiões produtoras de vinho”, salienta José Santos. Desde o ano inaugural, até 2015, a EV no Porto já superou os 100 mil visitantes.

Essência do Vinho já é internacional

A EV tem apostado muito na internacionalização e, no ano passado, atingiu a marca de 600 mil visitantes. Uma soma obtida entre Portugal e países como o Brasil, Angola, França, Suíça e Holanda.

Nuno Botelho e Nuno Pires, diretores da EV, criaram há três anos a EVBrasil, país onde o vinho europeu é considerado um artigo de luxo. “Existe uma nova geração de consumidores brasileiros que quer experimentar coisas novas e o vinho é uma delas”. José Santos explicou ainda que têm atuado em várias cidades brasileiras como o Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte onde acontecem formações de vinhos portugueses.

Sobre o evento a começar nesta quinta-feira, o relações públicas diz que a produção mantém as atividades dos anos anteriores e que as novidades estão maioritariamente a cargo dos produtores. Este ano são 350. Além disso, tem havido uma adesão significativa para as provas comentadas que tem uma inscrição especificada. O bilhete pode ser adquirido online através do site da EV por vinte euros até hoje às 15h00. O bilhete na entrada do evento custa 25 euros.

O aumento das dimensões do espaço que acolhe a EV e do número de produtores presentes no evento justificam, de acordo com a organização, a subida do valor do bilhete que, em 2004, custava a volta de cinco euros.