A decisão de suspender a garraiada da Queima da Fitas do Porto foi tomada esta semana pelo Magnum Consillium Veteranorum, responsável pela organização da iniciativa e anunciada esta quarta-feira.  De acordo com um comunicado enviado às redações a informação já foi comunicada à Fedaração Académica do Porto.

Este decisão tem efeito imediato na Queima das Fitas do Porto que se vai realizar entre os 1 e 8 de maio de 2016.

Segundo Tomé Duarte, representante do Magnum Consillium Veteranorum, o orgão que regula as atividades praxísticas da Academia do Porto,“a fraca adesão dos estudantes nesta atividade nos últimos anos e a queda da tradição tauromáquica, que remota ao século XVII, entre os jovens portugueses são alguns dos motivos que sustentam a decisão da Academia do Porto”.

A garraiada fazia parte das atividades estudantis desde 1948. Nos últimos anos, este é um tema que tem gerado opiniões divergentes entre os estudantes. Ainda este mês foi lançada uma petição pública para acabar com esta atividade.

Em declarações ao JPN, as mentoras da petição pública, Joana Rocha e Sónia Marques, consideram a decisão doMagnum Consillium Veteranorum “uma vitória”. “Ainda não sabemos se esta decisão é só para este ano ou para os próximos, mas o passo mais difícil já foi dado”, acrescentaram.

Sobre este assunto, o presidente da Federação Académica do Porto (FAP), Daniel Freitas, avança que vai ser mantida a assembleia geral  que estava planeada com o objetivo de saber qual a posição das associações de estudantes sobre esta matéria.  “Vamos manter a assembleia geral para determinar a continuidade do financiamento, por parte da FAP, a esta atividade, embora a tendência das associações pareça ser negativa em relação a este assunto”, declarou ao JPN.

A assembleia geral da FAP para discutir a matéria vai acontecer em março mas ainda não tem data definida. Algumas associações de estudantes têm marcadas reuniões para discutir o tema. A título de exemplo, a Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação discute o assunto esta quinta-feira. A Associação de Estudantes da Faculdade de Letras tem uma reunião geral de alunos marcada para 3 de março.

Artigo corrigido às 08h30 de 25 de fevereiro com a alteração da data de realização da Reunião Geral de Alunos da AEFLUP para o dia 3 de março e não 28 de fevereiro conforme erradamente se mencionava.

Artigo editado por Filipa Silva