Por iniciativa da Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação do Porto (AEESEP), foi criado um abaixo-assinado com o objetivo de melhorar o acesso dos estudantes à Ação Social Escolar.

As associações têm o objetivo de entregar o documento na Assembleia da República no dia em que está agendada uma manifestação de estudantes do Ensino Superior em Lisboa, 15 de março.

Para além da AEESEP, as associações da Faculdade de Belas Artes, da Faculdade de Arquitetura, da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do IPP e da Escola Superior de Arte e Design juntaram-se à iniciativa.

Segundo o abaixo-assinado, com o agravamento da situação económica das famílias portugueses nos últimos anos é necessário que a Ação Social Escolar (ASE) “dê resposta aos principais problemas sentidos e combata o abandono escolar”.

Algumas das reivindicações presentes no documento prendem-se com a questão do processo da atribuição das bolsas, que classificam de moroso e burocrático, bem como com o valor dos apoios que consideram insuficientes face às despesas que um estudante enfrenta.

Em declarações ao JPN, a presidente da Associação de Estudantes da ESEP considera que “é cada vez mais difícil os estudantes terem acesso às bolsas de estudo. Isto é a repercussão de quatro anos com menos verbas para a ação social escolar”. “Há menos verbas e mais regras”, acrescenta.

Para além da atribuição das bolsas de estudo, a degradação da qualidade das refeições e o aumento dos preços nas cantinas e a falta de apoios monetários nos passes escolares, fazem também parte do leque de reivindicações patentes no abaixo-assinado.

Para combater estes problemas é exigido que se reduza o preço das refeições nas cantinas e que estas sejam gratuitas para os bolseiros. Já na questão dos passes escolares pede-se que se reponha o desconto de 60% para todos os estudantes.

De acordo com Mónica Fonseca, a existência de um novo quadro político abre espaço para a contestação. “Para isso os estudantes têm que se mobilizar”, notou.

Há duas semanas o abaixo-assinado foi também aprovado em Assembleia Magna de Coimbra que assim se junta aos estudantes do Porto.

Os locais onde se pode consultar o documento depende de cada associação de estudantes envolvida.

Artigo editado por Filipa Silva