O FJC Porto de Emprego vai trazer 46 empresas à Faculdade de Economia do Porto (FEP) na próxima semana. A 16ª edição apresenta uma imagem e estratégia renovadas e convida estudantes contactarem com o mercado de trabalho entre os dias 1 a 3 de março. O “target” principal são estudantes de Economia e Gestão, mas existem outras áreas representadas.

O Porto de Emprego é organizado pela empresa de consultoria FEP Junior Consulting. André Macedo, responsável pelo evento deste ano, partilha com o JPN que o conceito mantém-se, mas “atualizado para os dias de hoje”. O que muda é a forma de apresentação e aproximação aos estudantes e às empresas.

Uma das novidades da 16ª edição é o sistema “Beamian”, uma forma “muito mais simples e atrativa” para os estudantes se candidatarem às empresas, como explica o responsável do projeto. Basta inscreverem-se no site, carregarem o seu Curriculum Vitae e trazer o cartão de estudante UP na visita ao Porto de Emprego.

Nesta edição, o FJC Porto de Emprego abriu a possibilidade de empresas patrocinarem o evento, o que, segundo André Macedo, “se revelou um autêntico sucesso”. Há nove empresas que pela primeira vez patrocinam o evento.

Reconhecimento do FJC Porto de Emprego

A mudança de estratégia permitiu, nas palavras de André Macedo, que a feira ganhasse “outra dimensão e outro protagonismo no mundo das feiras de emprego”. A parceria com a Câmara Municipal do Porto (CMP) desde junho, início do trabalho, trouxe facilidades na logística, contactos e divulgação.

Em contexto universitário, o Porto de Emprego é importante para a FEP, parceira, por dar conhecer os estudantes às empresas e facilitar a sua entrada no mercado de trabalho. Apesar de ser especialmente orientado para os alunos de licenciatura e mestrado da faculdade, o evento está aberto a qualquer participante interessado.

Para Sofia Veiga, responsável do Serviço de Relações Externas e Integração Académica (SEREIA) da FEP, o número recorde de empresas que integram esta edição, representa o cumprir de objetivos da faculdade em apresentar o “talento FEP”. A responsável indica ao JPN que há um crescendo no interesse das empresas nestas iniciativas, o que é uma “expressão de melhoria contínua”.

Em simultâneo, a FEP vai realizar a Feira de Mestrados, porque, segundo a professora Susana Oliveira, “há estudantes a acabarem licenciatura sem saber se devem continuar a estudar realizando o mestrado ou se devem entrar no mercado de trabalho”. Na perspetiva da faculdade, estes eventos vão servir para esclarecimento dos alunos.

André Macedo resume ao JPN as perspetivas para o FJC Porto de Emprego, com a esperança que ganhe uma imagem muito mais consolidada no futuro.

Artigo editado por Sara Gerivaz