A Digital News Initiative, uma colaboração entre a Google e empresas de media europeias, vai distribuir quase um milhao e 900 mil euros pelo jornal Público, pelo Observador, pelo Jornal de Noticias, pelo Negócios, pela Agência Lusa e pela RTP. O objetivo é promover projetos que tenham por base ideias novas, e incentivar o desenvolvimento tecnológico das plataformas de media digitais.

Vão ser financiados 128 projetos – grandes, médios e pequenos – de orgãos de comunicação europeus, na primeira etapa dos três anos de investimento da DNI. O total de 27 milhoes de euros vai ser distribuído por 23 países, para promoverem a inovação na indústria das notícias.

Portugal vai ser o sexto país a receber o maior investimento, atrás da Alemanha, Reino Unido, Espanha, França e Bélgica. A iniciativa vai financiar três grandes projetos – acima dos 300 mil euros -, dois médios – de 50 mil até 300 mil euros – e um pequeno – até 50 mil euros.

PÚBLICO” – projeto de grande dimensão
O projeto do Público vai dar aos leitores das plataformas digitais um serviço personalizado, que lhes permitirá aceder a “um resumo da informação” que perderam enquanto estiveram sem consultar notícias.  Nesse processo, a funcionalidade vai ter em conta as preferências do utilizador, o dispositivo usado e a altura do dia.

OBSERVADOR” – projeto de grande dimensão
Sem revelar grandes detalhes, o jornal online garante que o projeto passa pelo desenvolvimento de novas soluções tecnológicas que vão enriquecer os conteúdos e “melhorar significativamente a experiência de utilização”.

JORNAL DE NOTÍCIAS” – projeto de grande dimensão
O JN levanta o pano e assume-se inovador na forma de produzir informação jornalística através de vídeo.

JORNAL DE NEGÓCIOS” – projeto de média dimensão:
A diretora do Negócios, Helena Garrido, revelou apenas que o projeto é “inovador” e vai ao encontro das “exigências dos leitores” em relação a “informação rigorosa e de qualidade”.

LUSA” – projeto de média dimensão:
A agência noticiosa está a preparar um “incremento da informação sobre o espaço da lusofonia”, assumindo que tem a capacidade de acomodar serviços noticiosos mais complexos, tanto em relação a Portugal, como em relação aos membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

RTP” – projeto de pequena dimensão:
A RTP não disponibilizou informação.

As candidaturas para este projeto abriram a 22 de outubro e concorreram mais de mil órgãos de comunicação europeus.

No mesmo dia em que a multinacional tecnológica dos Estado Unidos deu a conhecer os selecionados para a DNI, lançou também o projeto “Accelerated Mobile Pages”, um produto gratuito, que acelera até quatro vezes mais o carregamento das notícias nos dispositivos móveis.

 

Artigo editado por Filipa Silva