Ventos fortes, ondas a chegar aos 12 metros, chuva intensa e queda de neve deixam 15 distritos, entre os quais o do Porto, em alerta laranja esta sexta-feira. O mau tempo vai prolongar-se durante o fim de semana com melhorias previstas já no domingo. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma pequena subida das temperaturas máximas no domingo e céu pouco nublado ou limpo para segunda-feira.

Esta sexta-feira as expectativas são de queda de neve em altitudes superiores aos 500 metros, abrindo a possibilidade de nevar nos pontos mais altos das serras de Sintra e de Monchique. No sábado, há uma possibilidade da cota baixar para os 200 metros de altitude no Minho.

A partir de sábado, no distrito do Porto, prevê-se agitação marítima com ondas que podem chegar aos 12 metros. A Autoridade Nacional de Proteção Civil lançou um alerta à população e não aconselha “praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos na orla marítima”.

Para o Grande Porto, o IPMA prevê para esta sexta-feira períodos de chuva que poderá ser forte e passa gradualmente a partir da tarde a regime de aguaceiros por vezes fortes, acompanhados de trovoada e granizo. O vento terá rajadas a chegarem aos 90km/h em especial no litoral Norte e até 110km/h nas terras altas.

Há uma queda significativa dos valores da temperatura e as do Grande Porto estarão entre os 8 e os 11 graus. Os distritos em alerta laranja são: Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.