O treinador que comandou o SC Braga à única final europeia da sua história, considera que “os niveís de confiança do Braga estão muito altos e que a equipa pode ir longe”.

A prestação em 2010/2011 foi histórica, mas Domingos Paciência considera que “esta época o Braga tem um plantel mais equilibrado por posição e com mais argumentos”. Ainda assim, observa que sob o seu comando a equipa nortenha tinha “vários jogadores com muita experiência e isso foi importante nos jogos decisivos.”

Na única final europeia a opor duas equipas portuguesas, o FC Porto de André Villas-Boas saiu por cima com uma vitória por 1-0 sobre a equipa de Braga.

Passados cinco anos, o técnico destaca a “entreajuda e a experiência” como fatores decisivos para ir longe na competição e deixa um conselho aos comandados de Paulo Fonseca: “Marcar golos fora é muito importante nesta fase da competição já que dá mais confiança para a segunda mão”, frisou ao JPN.

Os minhotos jogam a primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa a 10 de março, em Istambul, frente ao Fenerbahce, de acordo com o resultado do sorteio que decorreu em Nyon, esta sexta-feira. A segunda mão está agendada para uma semana depois no Estádio Axa.

De recordar que o líder do campeonato turco é orientado pelo português Vítor Pereira. A equipa conta nas suas fileiras com caras bem conhecidas dos relvados portugueses como Nani, os ex-portistas Bruno Alves, Raúl Meireles, Souza e Fabiano, e com o ex-benfiquista Lazar Markovic.

Esta é a quarta vez que os arsenalistas se qualificam para os oitavos de final de provas da UEFA. A equipa de Paulo Fonseca continua com um registo impressionante na competição: em oito jogos até agora disputados, os arsenalistas registam cinco vitórias, dois empates e uma derrota.

O SC Braga é a única equipa portuguesa ainda em competição, depois de ter vencido a fase de grupos e ter afastado a equipa do Sion na última eliminatória.

A final da Liga Europa disputa-se dia 18 de maio no St. Jacob Park, em Basileia, na Suiça.

 

Artigo editado por Filipa Silva