O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto, em parceria com a Associação Pró-Maior Segurança dos Homens no Mar, foi responsável pela certificação de 21 pescadores para a realização de campanhas de amostragem científicas.

Para tal, os pescadores, das regiões de Castelo de Neiva e Apúlia, participaram em sessões teóricas relativas aos processos de amostragem, seguidas de formação prática onde aprenderam a utilizar os equipamentos próprios para a recolha de dados científicos.

Segundo Sandra Ramos, coordenadora do projeto, para além da valorização das competências dos profissionais de pesca e a sua sensibilização para atividades complementares, o CientAmostra pretende também “promover o diálogo entre a atividade piscatória e a ciência, contribuindo para a valorização da imagem dos pescadores profissionais”, declarou ao JPN.

Os objetivos foram cumpridos eareação por parte dos participantes é bastante positiva. “O interesse foi a vários níveis, desde a utilização e manuseamento dos equipamentos especializados, passando pela perceção da necessidade de rigor na recolha de dados, até à consciencialização da importância de aplicar boas práticas ambientais nas suas práticas quotidianas de pesca”, explicou Sandra Ramos.

No início houve, no entanto, algumas dúvidas por parte dos participantes no que diz respeito às vantagens da certificação proposta pelo projeto. “A colaboração da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens no Mar foi fundamental para ajudar a esclarecer e sedimentar as mais-valias futuras da certificação e assim motivar esses pescadores”, salientou a coordenadora do projeto.

A recolha de dados é importante para “ações referentes aos ambientes aquáticos, não só estudos de investigação científica, mas também estudos de impacto ambiental e ações de intervenção e reestruturação dos ‘habitats’ aquáticos”, pode ler-se no site do projeto. Essas recolhas de dados são feitas através de campanhas de amostragem científicas e,  segundo as informações disponibilizadas pelo CIIMAR, “é muitas vezes uma tarefa crítica, pois requer equipamentos e meios logísticos específicos, nem sempre de fácil acesso”.

O projeto CientAmostra – “Certificação científica para a realização de campanhas de amostragem”, foi cofinancido pelo Programa Operacional de Pesca (PROMAR) e pelo Grupo de Ação Costeira do Alto Minho (GAC Alto Minho).

Os pescadores certificados vão ser integrados numa base de dados disponível online.

 

Artigo editado por Filipa Silva