Não é a primeira vez que um estudo relaciona a situação socioeconómica das famílias com o sucesso escolar dos alunos. O novo estudo da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) sobre Desigualdades Sócio-económicas e Resultados Escolares, vem agora revelar que as habilitações literárias da mãe também podem influenciar as notas dos filhos.

O relatório aponta para uma correlação entre estes dois fatores. Os alunos cujas mães têm habilitações literárias mais altas, alcançam 71% de sucesso escolar, ao passo que os alunos cujas mães têm uma escolaridade mais baixa, ficam-se apenas nos 19%.

A relação entre a instrução da mãe e o sucesso escolar dos filhos, também se traduz na percentagem de alunos que transitam de ano ou concluem um ciclo. Estes valores são de 96% nos  filhos de mães com mais qualificações e de apenas 74% nos casos em que as mães são menos instruídas.

Segundo o relatório da DGEEC, os distritos com mais sucesso escolar até ao 9º ano são Coimbra, Viana do Castelo e Braga. Os valores mais baixos são registados em Portalegre, Setúbal e Beja. A média nacional de sucesso escolar fica-se pelos 39%. O mesmo estudo revela ainda que os distritos com o maior número de mães com habilitações literárias inferiores ao ensino secundário são Braga, Porto e Aveiro, enquanto que os distritos de Setúbal, Lisboa e Faro têm mães com habilitações literárias mais altas.

Este relatório conclui portanto, que “ao contrário do que seria de esperar”, há uma “manifesta baixa correlação, ao nível dos distritos, entre o desempenho escolar dos alunos e o nível de habilitação das mães”. O distrito do Porto é representativo disso, onde 69% das mães têm habilitações inferiores ao ensino secundário e o sucesso escolar chega aos 37%.

Segundo o Ministério da Educação, um “percurso de sucesso” acontece quando o aluno, do terceiro ciclo, obtém positiva nas duas provas finais, de Português e Matemática. Também se considera sucesso escolar quando não há retenções nos sétimo e oitavo anos.

Infografia Sucesso Escolar

Artigo editado por Sara Gerivaz