O “Direito e o Trabalho” é o tema do primeiro de três “workshops” que a Federação Académica do Porto (FAP) vai organizar durate o mês de março. A iniciativa, designada de Roteiro do Emprego, arranca dia 3. Marco Lacomblez Leitão orienta o workshop, a partir das 18h00, no Complexo ICBAS/FFUP.

Medidas Ativas de Emprego” é o tema da segunda sessão, dia 9 de março, também pelas 18h00. A formadora é Teresa Coutinho e o local é a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). A última sessão, organizada pela Cidade das Profissões, decorre pelas 10h00 do dia 17 de março, no Instituto Superior de Engenharia (ISEP). As “Novas Tendências do CV” dão o mote à conversa.

O objetivo da iniciativa é, segundo Camilo Rebelo, responsável pela atividade, “preparar os jovens estudantes para o momento da entrada no mercado de trabalho”.

Este não é o primeiro ano do Roteiro, que terá uma segunda edição este ano, no primeiro semestre de 2016/2017. A esta atividade junta-se também o Roteiro do Empreendedor, que vai decorrer depois das férias da Páscoa.

O público-alvo das sessões não são só os estudantes prestes a entrar no mercado de trabalho, mas sim “qualquer pessoa que tenha interesse”, pois “não interessa só preparar as pessoas quando elas já estão a sair, interessa que sejam preparadas antes”, explica o estudante de Ciências Farmacêuticas.

Camilo Rebelo afirma que o público varia em cada sessão, conforme o tema, o local disponibilizado e o orador. “A temática do emprego, infelizmente, pela necessidade, acaba por ser mais falada, portanto, as pessoas acabam também, naturalmente, por ter um maior interesse.” Para esta sessão, o estudante espera entre 30 a 40 pessoas.

A participação nas sessões é gratuita, mas implica inscrição online prévia. No final, os participantes recebem um certificado.

Artigo corrigido às 21h54 do dia 1 de março com a alteração do local de realização da terceira sessão do Roteiro do Emprego.

Artigo editado por Filipa Silva