Tudo começou nos estágios extracurriculares do curso de Ciências Farmacêuticas. Os alunos foram percebendo que muitas pessoas não conseguiam pagar os medicamentos e deixavam o nome na farmácia para pagar mais tarde. Muitas vezes, isso nunca acontecia.

Perante este cenário, um grupo de alunos da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) pôs mãos à obra para assegurar que nenhum idoso ficasse sem medicação por não ter dinheiro para a comprar. Assim nasceu a Associação Cura + e com ela o projeto “Porto com + Saúde”.

Numa primeira fase, a iniciativa vai ser implementada na freguesia da Vitória, no Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Vitória. “Percebemos que o Centro Social da Vitória já tinha uma preocupação com os medicamentos e já estavam a desenvolver um projeto para tentar colmatar essa dificuldade mas, infelizmente, não conseguiu na totalidade porque era um valor monetário muito elevado”, conta Joana Carvalho, presidente da Associação Cura +, ao JPN.

O processo começa por sinalizar os idosos que tenham um rendimento “per capita” inferior a 100 euros e, posteriormente, o Centro Social da Vitória cria uma lista com os medicamentos necessários nas quatro farmácias aderentes ao projeto. Os locais parceiros são a Farmácia Lemos, na Praça Carlos Alberto, a Farmácia Aliança, na Rua da Conceição, a Farmácia Vitália na Praça da Liberdade e a Farmácia Pombeiro na Rua Campo dos Mártires da Pátria.

Os medicamentos não são financiados por estas farmácias, mas pelos utentes das mesmas. “Os utentes podem doar um euro, dois euros… Ou o valor de medicamentos que, muitas vezes, são muito baratos mas nem assim conseguem ser pagos”, explica Nuno Azevedo, tesoureiro da associação. Também é possível contribuir através de uma transferência bancária para o NIB: 0033 0000 4547 4174 5320.

No caso das doações dos utentes serem insuficientes, a Associação Cura + pode suportar os custos dos medicamentos através do Fundo Cura+. O fundo é obtido através de subsídios, patrocínios ou donativos de entidades públicas ou privadas.

A associação Cura + já reúne mais de 60 voluntários, não só alunos da Faculdade de Farmácia, mas também da Faculdade de Economia (FEP) e de Belas Artes (FBAUP). Recentemente o projeto foi distinguido com o Prémio João Cordeiro – Inovação em Farmácia, promovido pela Associação Nacional das Farmácias (ANF), na categoria de Responsabilidade Social

“Porto com + Saúde” é o principal projeto da Associação que conta ainda com um subprojeto “Medicação mais Segura”. A iniciativa pretende explicar aos idosos como funcionam as tomas dos medicamentos e combater mitos sobre os mesmos.“Para além de dar, percebemos que tínhamos de ensinar a usar a medicação”, notou Joana Carvalho.

A Asssociação Cura+, que até ao final do ano espera ajudar 60 pessoas com o projeto “Porto com + saúde”, vai ser apresentada esta segunda-feira na Faculdade de Farmácia.

Artigo editado por Sara Gerivaz