A Universidade do Porto (UP), em parceria com o Banco Santander, lançou a UPorto. A aplicação “já está funcional, embora possa haver funcionalidades que podem ser ampliadas e melhoradas”, disse ao JPN o assessor de imprensa da UP, Raul Santos.

Tudo o que já está disponível no Sigarra como o acesso a notas, horários, mapas, avaliações, materiais de apoio, área de pagamento, notícias, redes sociais, entre outros, está agora compactado na aplicação. “É mais uma ferramenta de comunicação que colocamos à disposição. Nela, o estudante terá acesso mais rápido e mais facilitado à sua informação, que fica disponível num formato mais amigável e mais funcional para as plataformas móveis”, esclarece o assessor da UP.

“A parte mais interessante”, acrescenta o assessor, “são as mensagens pessoais que agora podem ser trocadas diretamente entre a comunidade académica”, explica Raul Santos. A aplicação foi colocada esta terça-feira nas lojas da Apple e Android. Para aceder à página pessoal, o utilizador tem que fazer primeiro uma autenticação na página do Sigarra e gerar uma senha de acesso.

José Martins, vice-reitor da UP e responsável pela Universidade Digital, refere, numa nota de imprensa sobre o assunto, que “esta nova ‘app’ é mais um passo no caminho da modernização administrativa e da reorganização das plataformas de comunicação que a Universidade do Porto tem vindo a realizar nos últimos anos”.

Exemplos dessa preocupação no desenvolvimento de novas soluções informáticas foi o lançamento do novo site da UP há um ano e a criação de MOOC [Massive Open Online Courses] em 2015.