A oitava edição do Prémio Nacional Indústrias Criativas (PNIC) abriu candidaturas. A iniciativa promovida pela Unicer e pela Fundação de Serralves tem como finalidade impulsionar novos negócios e fomentar as indústrias criativas. O Prémio conta com uma rede de parceiros da área do empreendedorismo, do meio académico – Universidade do Porto (UP) e Universidade Católica Portuguesa (UCP) – e do mercado criativo.

Como se lê no regulamento do projeto, o objetivo é “promover e acompanhar projetos que combinem criatividade e empreendedorismo com inovação (…)”, que sejam viáveis ao nível financeiro, que potenciem a criação de novos postos de trabalho qualificado, e que “incrementem o registo de projetos, obras, marcas e patentes de origem nacional”.

Vão ser avaliados “projetos em desenvolvimento que revelem potencial de mercado, talento e inovação”, que se insiram numa de quatro categorias: Arquitetura e Artes Visuais, Música e Artes do Espetáculo, Conteúdos e Novos Media, e Turismo e Património.

O vencedor vai receber 25 mil euros e vai representar Portugal na “Creative Business Cup”, uma competição mundial de indústrias criativas realizada em Copenhaga. A participação do Prémio neste evento mundial resulta de uma parceria com a Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas (ADDICT)

Além do vencedor, os finalistas também vão ser premiados, podendo receber o prémio correspondente à categoria em que concorrem. É-lhes garantido o acesso a uma “imersão empreendedora, a mentoring personalizado e oportunidades de networking”.

A parceria entre o PNIC e o programa The Next Big Idea (TNBI) da SIC Radical, iniciada em 2014, vai continuar, com a organização do Roadshow PNIC/TNBI. A iniciativa vai estar na estrada, de norte a sul do país, e destina-se à divulgação do Prémio junto do meio universitário e dos pólos das indústrias criativas. O resultado é a apresentação do vencedor e do respetivo projeto num dos programas do The Next Big Idea. Para que os candidatos possam beneficiar da parceria, devem efetuar a inscrição na competição através do Formulário de Candidatura PNIC/TNBI.

Com quatro sessões em quatro cidades – Braga, Porto, Covilhã e Lisboa -, o Roadshow 2016 dá aos candidatos a oportunidade de gravarem um vídeo sobre o projeto. No Porto, o encontro marcado é no dia 9 de março, no Auditório do Polo das Indústrias Criativas do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), às 14h00.

Além desta possibilidade de inscrição, a iniciativa mantém o Formulário de Candidatura PNIC,  também online, sendo que “a escolha de um ou outro modelo de candidatura não condiciona as possibilidades de se chegar a finalista”.

Os selecionados vão ser anunciados até 29 de abril, e vão participar no Workshop de Imersão Empreendedora, de 9 a 13 de maio. O grande vencedor e os vencedores das categorias vão ser conhecidos no Super Bock Laboratório Criativo, em data e local a anunciar.

Artigo editado por Filipa Silva