Há mais jovens a fumar em Portugal. Esta é uma das principais conclusões do relatório “Portugal – Prevenção e controlo do tabagismo em números 2015” inserido no Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo da Direção Geral de Saúde (DGS). Ainda assim, o consumo de tabaco diminui entre os portugueses, mas pouco: cerca de meio milhão deixou de fumar entre 2005 e 2014. O vício aumentou nas mulheres.

A percentagem dos jovens portugueses entre os 15 e os 24 anos que fumam aumentou mais de 30%. Um Inquérito Nacional de Saúde (INS) referente a 2014 registou mais de 300 mil jovens fumadores, 15,1% dos quais diários. Estes valores representam um aumento de quase 81 mil jovens desde 2005.

No entanto, o inquérito concluiu que o número de jovens que fumam diariamente diminuiu, em ambos os sexos, nos últimos nove anos. Os fumadores jovens diários representavam, em 2005, cerca 26% do total. O valor desceu para 18,1% em 2014. No caso das mulheres, o decréscimo foi de apenas dois pontos percentuais em nove anos.

A propósito do número crescente de fumadores jovens, a percentagem de não fumadores diminuiu, o que se traduz no aumento da experimentação de tabaco.

No que diz respeito ao número de cigarros fumados diariamente, o relatório da Direção Geral de Saúde aponta para que mais de metade dos jovens entre os 15 e 24 anos fumem menos de 10 cigarros, cerca de 66,6%. Esta regularidade de consumo aplica-se a cerca de 74% das jovens fumadoras e 61,7% dos homens deste grupo etário. Ainda cerca de 32% dos jovens fumam entre 11 a 20 cigarros por dia.

No entanto, nem tudo são más notícias. Cerca de 22% dos portugueses deixou de fumar em 2014. Apesar de ter havido um aumento de jovens fumadores, 13,2% dos que já fumavam, deixou de fumar.

Consumo de Tabaco na Adolescência

Um estudo colaborativo entre países da Organização Mundial de Saúde (OMS) intitulado Health Behaviour in School-aged Children (HBSC) recolheu também dados relativos ao consumo de tabaco entre adolescentes do 8º e 10º anos. Cerca de 77% dos respondestes afirma nunca ter fumado.

Relativamente à experimentação, a percentagem foi maior nas raparigas do que nos rapazes.

No que diz respeito aos que efetivamente fumam, a idade de início é aos 13 anos. Contudo, cerca de 24% dos respondentes admite ter começado a consumir tabaco aos 11 anos. Já metade dos alunos que frequentam o 10º ano, afirma ter começado a partir dos 14 anos.

Em Portugal, as regiões do Alentejo e do Algarve apresentaram as prevalências de consumo diário mais elevadas. No ano letivo 2013/2014, na região Norte, 94% afirma nunca ter fumado e 2% afirma fumar todos os dias.

Artigo editado por Sara Gerivaz