O Auditório Magno do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) encheu para assistir a mais uma conferência do ciclo “Engenharia em Movimento”, desta vez dedicada ao Turismo. Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, foi a primeira a intervir. Perante o olhar atento dos presentes na sala, apelou ao desenvolvimento de “plataformas e sistemas” para melhorar a comunicação com os turistas. Para isso, afirmou ser essencial continuar a financiar projetos dessa natureza e “qualificar recursos humanos na área do Turismo”.

Ana Mendes Godinho manifestou também a intenção do Governo de disponibilizar “wi-fi” gratuito nas zonas históricas de Porto e Lisboa e adiantou que será criada uma plataforma “online” para “facilitar o acesso ao património, através de vendas integradas” de bilhetes. A falar no Porto, a responsável política deixou um aviso a propósito da anunciada suspensão de rotas do Aeroporto Francisco Sá Carneiro: “Não estou aqui para criar polémicas sobre a TAP”, esclareceu.

Fernando Almeida Santos, Presidente da Ordem dos Engenheiros da Região Norte, destacou, por sua parte, a relação muito próxima da Engenharia com o Turismo, até porque, como sublinhou, “a Engenharia está discretamente presente em tudo”. Houve ainda tempo para apresentar aquele que é, na sua opinião, o roteiro turístico ideal para quem quer ver as melhores obras de Engenharia da região Norte. O itinerário inclui as pontes da Arrábida, de S. João, do Infante e do Abreiro, a ponte Miguel Torga, o Porto de Leixões e respetivo Terminal de Cruzeiros, a Casa da Música, o Estádio do Dragão e o Estádio Municipal de Braga.

Curiosamente, Mário Ferreira, CEO da Douro Azul, tinha preparado o mesmo exercício. Para o empresário, as pontes, barragens e eclusas do Rio Douro, o Terminal de Cruzeiros, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro e o túnel do Marão são obras de Engenharia a não perder.

Luís Pedro Silva, arquiteto responsável pelo projeto do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, também participou no debate, tal como o público que pôde colocar questões no final. Em discussão este, entre outras coisas, o crescimento sustentável da cidade do Porto.

A próxima conferência vai decorrer no mês de abril. O tema é “Smart Grides e Smart Cities”.

 

Artigo editado por Filipa Silva