Como é já habitual, o Porto recebe em março o Harmos Festival. O festival de música clássica começa para a semana, no dia 8, com um concerto na Câmara Municipal do Porto (CMP), um dos locais a receber o evento.

Para além da câmara, a Casa da Música vai ser também anfitriã do Harmos Festival. Este local vai receber, no dia 11 de março, a Conferência Internacional de Música de Câmara. O acontecimento prolonga-se no dia seguinte, na Biblioteca Pública Municipal do Porto (BPMP). A conferência está sujeita a inscrição prévia.

Durante os cinco dias do festival há pelo menos 10 concertos a acontecer no Porto. No entanto, a Invicta não é o único local a receber o Harmos. O evento abrange ainda as cidades de Barcelos, Braga, Lousada, Matosinhos e Santa Maria da Feira.

O Harmos é um festival de música que pretende divulgar o trabalho dos melhores artistas das escolas superiores de arte mundiais. Este projeto está dividido em dois momentos: o Classical, que acontece em março e o Plural, que tem lugar em setembro.

Até ao dia 12 de março, o festival de música de câmara apresenta artistas dos cinco continentes. A vertente do festival começou em 2006 e desde essa altura está presente na Casa da Música. O Harmos assume-se como “um dos mais importantes projetos artísticos e culturais da Europa” e espalha-se por diferentes cidades para igualar a oferta musical.

Assim, a música clássica vai fazer-se ouvir em março. Em setembro, o festival volta com uma vertente diferente. O Harmos Plural dá destaque à arte sonora, jazz, world music, pop, rock e ao cruzamento de estilos sonoros. Além disso, este segundo momento acontece em vários pontos do mundo, com mais de 50 eventos.

O Harmos Festival conta com a organização da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE) em parceria com escolas artísticas internacionais.

Artigo editado por Sara Gerivaz