A Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP), de que Marcelo Rebelo de Sousa foi um dos fundadores, foi o local onde o Presidente da República eleito realizou a sua última prova académica. O professor integrou, esta sexta-feira, o júri na apresentação da tese de doutoramento de Diogo Feio.

Mais de 20 anos depois, Marcelo despede-se da universidade, já com saudade. À chegada, o professor confessou que a escolha da cidade do Porto para a despedida foi “simbólica”. “É uma cidade de trabalho, de amor à liberdade, mas também de muito trabalho académico”, registou a Agência Lusa.

Rostos conhecidos do mundo da política, deputados e eurodeputados, também marcaram presença na sessão, como Jorge Paulo Oliveira e Nuno Melo. Um auditório cheio para assistir à defesa da  tese de Diogo Feio.”Uma história interminável. Entre a União Europeia e a União Económica e Monetária: o Governo, o Orçamento e os Impostos” foi aprovada com distinção.

No final, muitos estudantes esperaram pela saida de Marcelo Rebelo de Sousa do auditório para interpelar o novo presidente. De fotografias a cumprimentos, os estudantes de Direito não perderam a oportunidade de falar com o presidente.

Receção nos Paços do Concelho dia 11

Até à tomada de posse, no dia 9, Marcelo Rebelo de Sousa enfatiza que ainda tem que “trabalhar, trabalhar, trabalhar”. Quer alargar a tomada  de posse aos jovens, por acreditar que estão alheados da política.

Depois da investidura em Lisboa, Marcelo volta ao Porto na sexta-feira, dia 11. Esta visita, segundo o professor, “tem toda a lógica”. O programa começa com uma receção na Câmara Municipal do Porto, às 11 horas, onde vai ser recebido por Rui Moreira.

O almoço terá lugar na Casa do Roseiral. Será precedido por dois discursos políticos e um momento musical protagonizado pela Orquestra Juvenil da Bonjóia.

Durante a tarde, Marcelo Rebelo de Sousa vai ter a oportunidade de conhecer em primeira mão a exposição dedicada a Paulo Cunha e Silva, na Galeria Municipal Almeida Garrett.

A passagem do Presidente da República pelo Porto termina com a visita ao bairro social do Cerco, em Campanhã.

Artigo editado por Filipa Silva