Em abril do ano passado, o presidente da Câmara Municipal do Porto apresentou o projeto de modernização do Mercado do Bolhão. O processo de requalificação do edifício centenário da cidade já espera há 30 anos pelas obras.

Ao que tudo indica a reabilitação está próxima. Rui Moreira anunciou que a remodelação do mercado vai começar no verão e vai ser feita em duas fases. Inicialmente vão começar os trabalhos subterrâneos e, depois disso, a Câmara vai proceder ao restauro do edifício.

Quando reabilitado, o espaço vai ter um mercado de frescos no piso térreo, além de restaurantes e uma área com estruturas polivalentes no piso superior. O novo Mercado do Bolhão vai ter, também, acesso direto à estação de metro, elevadores e uma cave.

No decorrer do processo, que se pode estender entre 18 e 24 meses, os comerciantes vão ser recolocados no quarteirão D. João I.

As caras de todos os dias

O Mercado do Bolhão tem cerca de 90 comerciantes. Muitos deles estão no espaço “desde sempre”. O JPN esteve à conversa com as pessoas que dão vida, todos os dias, ao mercado. As obras vão acontecer? Alguns acreditam em Rui Moreira, outros só mesmo quando virem com “os próprios olhos”.

Artigo editado por Sara Gerivaz