Os novos parcómetros, resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal do Porto e a EPorto, dividem opiniões entre os utilizadores. Se por um lado, para uns o sistema é simples e inovador, para outros é suspeito. Os utilizadores desconfiam da necessidade de introduzir as matrículas no ato da cobrança.

O novo sistema de pagamento pode ser feito da maneira tradicional, introduzindo as moedas e retirando o bilhete, ou através da aplicação da Telpark.

Lígia Bastardo considera que as pessoas mais velhas não confiam em novos sistemas que não sejam 100% fiáveis: “Para os mais novos, parece-me muito mais fácil aderir, porque eles não se importam de arriscar. Já as pessoas mais velhas preferem pagar mais para terem o controlo físico do ato”, refere.

Da mesma opinião partilha Pedro Silva, que acredita que o pagamento por telemóvel “só vai ser aceite pelos jovens. O resto acho que não o vai utilizar para fazer pagamentos”, antecipa em declarações ao JPN.

Já Manuela Lopes defende que os novos parcómetros são “bonitos e fáceis de utilizar”, mas acredita que a nova medida não vai resolver o problema da falta de estacionamento gratuito: “Vai ser o mesmo caos, não tenho dúvidas. Como há o controlo das matrículas, vamos ser mais punidos.”

Para estas pessoas, o sistema é novo, mas o desafio é antigo: a falta de segurança e a escassez de lugares são os principais problemas que deveriam ser combatidos.

Há quem veja com bons olhos a alteração. Para Miguel Santos, o novo sistema é mais simples e intuitivo. “A aplicação apela aos jovens. Em relação aos mais velhos, acredito que é apenas uma questão de tempo até se habituarem.”

Adérito Moreira vai de encontro à opinião de Miguel. O novo sistema de pagamento “vem facilitar e vai ajudar a criar mais lugares, porque as pessoas abusavam, deixavam os carros às 10 e só saíam às 18”, conta em declarações ao JPN. Adérito acrescenta que o pagamento através da Telpark tranquiliza os condutores: “As pessoas podem utilizar este sistema através do telemóvel. Se quiserem prolongar o estacionamento, podem fazê-lo facilmente através da aplicação.”

A implementação dos novos parcómetros está prevista em 148 ruas do Porto, sendo que vão ser substituídas mais de 350 máquinas. Cerca de 150 zonas do Porto vão ser taxadas. A EPorto pretende chegar aos seis mil lugares de estacionamento pagos, no final do primeiro ano de atividade.

 

Artigo editado por Filipa Silva