O “VI Curso de Formação Geral em Voluntariado”, organizado pela Associação de Voluntariado Universitário (VO.U.), está a chegar. A partir de segunda-feira, as portas do edifício do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) abrem-se para receber os interessados em ganhar formação específica em várias áreas de voluntariado. O curso decorre até ao dia 17 de março e é destinado a todos os que nele quiserem participar, sendo estudantes universitários ou não.

O JPN falou com Sara Rocha, vice-presidente da VO.U., para perceber de que forma a sexta edição do Curso de Formação em Voluntariado vai funcionar. Segundo Sara, estudante no ICBAS, o curso vem trazer aos voluntários uma formação específica que a associação, por si só, não pode oferecer: “Sempre que novos voluntários entram, damos uma formação pequenina, mas como não temos formação específica, gostamos de pedir a pessoas com formação especializada nas várias áreas para virem falar sobre assuntos que vão ajudar bastante os voluntários no trabalho em campo”.

A vice-presidente da Associação de Voluntariado Universitário indica que a intenção que domina a iniciativa é a formação teórica: “O curso não costuma ser muito prático”.  No entanto, esclarece que a VO.U. tenta que “as palestras tenham sempre algum cariz formativo que ajude os voluntários a terem ferramentas para poderem aplicá-las quando estão a trabalhar”.

Segundo a VO.U., o programa do curso vai ser composto por palestras e debates e vai contar com a presença de especialistas em diferentes áreas de voluntariado. Além disso, o evento também vai contar com a presença de outras associações que vão divulgar “a forma como se faz voluntariado nelas”.

Apesar de, este ano, ser a teoria a marcar o calendário do evento, a Associação de Voluntariado Universitário tem vindo a promover “alguns ‘workshops’ práticos”, sobretudo na área da saúde e do socorrismo. Sara Rocha explica que a intensidade e a frequência do trabalho da associação “depende do projeto” no qual está a incidir: “Temos três planos principais e dentro deles vários projetos”.

Para ajudar nos vários trabalhos dos três planos (“Vida”, “Ponte” e “Mundo”), a VO.U. pode contar, atualmente, com cerca de 200 voluntários ativos. Da direção fazem parte 29 e no banco de voluntários estão inscritas, aproximadamente, 1500 pessoas. “Quando precisamos de voluntários para ajudarem num projeto, enviamos um pedido ao banco”, informa Sara. A maior parte dos voluntários são estudantes universitários da Academia do Porto, mas, de acordo com a vice-presidente da VO.U, “há gente que não é estudante e gosta de colaborar com a associação”.

As inscrições para o “VI Curso de Formação Geral em Voluntariado” já estão abertas e podem ser feitas aqui. O programa completo da sexta edição do evento ainda está em atualização, mas as informações das palestras confirmadas podem ser consultadas na página do evento. O curso vai decorrer no complexo ICBAS/FFUP, sede atual da associação.

Artigo editado por Sara Gerivaz